Os Estados Unidos darão a permissão para a Argentina exportar a seu mercado o popular corte de carne usado em sopas, informou a Embaixada da Argentina em Washington na terça-feira. A partir de dois de maio, a Argentina poderá exportar os chamados cortes individuais rapidamente congelados (individual quick frozen – IQF) de carne cozida.
“Esta decisão abrirá a possibilidade para a Argentina exportar cerca de US$ 100 milhões em IQF”, informaram membros da Embaixada.
A Argentina, um dos maiores produtores de carne do mundo, não tem permissão para exportar carne congelada aos EUA após o surgimento de focos de febre aftosa nos rebanhos do país em 2001. Porém, o país tem feito lobby em favor de ganhar acesso a produtos derivados de carne cozida.
“A prioridade do país agora é ganhar mercados”, disse o embaixador, Eduardo Amadeo.
A Argentina exporta cerca de 12 mil toneladas de carne cozida aos EUA, no valor de cerca de US$ 43 milhões, de acordo com oficiais argentinos. Até 80% desta carne podem ser convertidas em IQF, produtos que têm maiores preços – o que permite uma agregação de valor.
Os EUA anunciaram formalmente a decisão no Registro Federal na quarta-feira.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint