A Sociedade Rural Argentina (SRA) criticou a decisão de financiar com aportes do Instituto de Promoção da Carne Bovina (IPCVA) as campanhas de divulgação que incentivem o consumo de carnes alternativas à carne bovina. De acordo com o site Infocampo, a entidade "manifesta seu rechaço à utilização de fundos do IPCVA para financiar uma campanha de promoção de carnes substitutas à bovina por ser claramente contrária aos objetivos de fundação do Instituto".
A Sociedade Rural Argentina (SRA) criticou a decisão de financiar com aportes do Instituto de Promoção da Carne Bovina (IPCVA) as campanhas de divulgação que incentivem o consumo de carnes alternativas à carne bovina. De acordo com o site Infocampo, a entidade “manifesta seu rechaço à utilização de fundos do IPCVA para financiar uma campanha de promoção de carnes substitutas à bovina por ser claramente contrária aos objetivos de fundação do Instituto”.
A iniciativa foi impulsionada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina e aprovada no dia 9 de outubro pelo Conselho Diretor da entidade privada, com a única oposição do representante da SRA.
A quantia a ser destinada a isso era de 2 milhões de pesos (US$ 634 mil), mas foi uma proposta “apresentada sem maiores especificações quanto ao alcance, duração ou custos da campanha, gerando dúvidas quanto a sua compatibilidade com as normas do Instituto”.
O IPCVA é uma entidade criada com o fim de promover o consumo de carne bovina argentina, tanto no mercado interno como a nível internacional e é financiada com o aporte de produtores de gado e frigoríficos. Por isso, a promoção de carnes substitutas com recursos do mesmo não está de acordo com estes fins.
A SRA afirma que a promoção de carnes substitutas poderia ser financiada com os fundos das compensações que a SAGPyA dispõe.