Na seção Estatística, são publicados gráficos elaborados pela Equipe BeefPoint com valores dos principais indicadores da pecuária de corte. Acreditamos que acompanhando e analisando esses dados é mais fácil entender de maneira abrangente o mercado do boi e os acontecimentos que influenciam a cadeia produtiva da carne bovina. Através dos gráficos publicados será possível observar a evolução dos preços do boi gordo e da reposição (indicador Esalq/BM&F), das exportações de carne, abates (IBGE e SIF), entre outros índices que mostram como anda a pecuária de corte nacional e o que podemos esperar para o futuro.
Gráfico 1. Relação de troca, arrobas de boi gordo por tonelada de carne bovina in natura exportada (@/ton)
1 Comment
Prezados leitores,
A classe pecuarista vem sofrendo, na carne, nos últimos 13 anos prejuízos em razão da ganância dos proprietários de Frigoríficos. Estes maus empresários estão colhendo o que plantaram. Com grandes abates de matrizes, está faltando gado de reposição e até para abates. Os frigoríficos deveriam olhar os pecuaristas como parceiros e deixarem de abusar nas limpezas, que não são limpezas e sim furtos de nossos produtos, havendo até suspeitas de grampos eletrônicos nas balanças para aumentarem os lucros.
Esses empresários deveriam rever estas posturas desonestas implantadas por eles. Todos nós estamos sofrendo, inclusive o consumidor. Eles deveriam implantar sistemas de classificação como já existe na Austrália. Senhores proprietários de frigorífico, somos parceiros e não inimigos.
Pessem nisso!