No dia 4 de abril, foi realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre/RS. Evento organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul.
O público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor os indicados, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.
Conheça Maria José de Carvalho Scalzilli, finalista na categoria Produtora – Mulher de destaque na pecuária brasileira.
Maria José Scalzilli: Sempre buscamos o uso da tecnologia para o aprimoramento da pecuária. Nesses últimos anos acredito que o diferencial tem sido o uso da irrigação em pastagens, o que possibilitou em uma intensificação das práticas utilizadas na criação de bovinos.
BeefPoint: O que te traz mais resultados?
Maria José Scalzilli: Nossa luta foi sempre no sentido de buscar um padrão genético diferenciado, aliando um aumento nos índices produtivos. Assim, o que causou grande impacto no negócio foi o uso de práticas nas quais resultaram em um aumento das taxas de lotação.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Maria José Scalzilli: Certa vez arrendamos um campo e tivemos problemas com a proprietária, foi algo que nos causou muito transtorno, pois tivemos que retirar o rebanho da estância arrendada, em pouco tempo, o que nos causou um desgaste físico e emocional muito grande.
BeefPoint: Muitas mulheres preenchem melhor que os homens os pré-requisitos para o sucesso no negócio, como: organização, disciplina e planejamento. Você acredita nessa teoria? Tem algum exemplo no seu dia a dia e pode nos contar?
Maria José Scalzilli: Acredito. A pecuária sempre foi uma atividade nas quais os homens sempre tiveram a frente se analisarmos o passado, o que estamos vendo é o crescente número de mulheres se inserindo no mercado. São grandes empreendedoras e muito organizadas, se depender delas nossa pecuária será cada vez mais forte.
BeefPoint: O que você considera mais importante na pecuária?
Maria José Scalzilli: Sempre buscar o aprimoramento genético e a busca pela velocidade dos resultados, além de entender quais os índices que geram um maior impacto nos resultados dentro da porteira.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária do Sul do Brasil hoje?
Maria José Scalzilli: A unificação da classe pecuarista em prol de melhores condições mercadológicas.
BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?
Maria José Scalzilli: Técnicas como a inseminação artificial em tempo fixo – IATF, o uso de pivô central para irrigar o campo nativo e o aprimoramento nas questões sanitárias – são ao mesmo tempo inovações e algo que precisamos constantemente nos aprimorar.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014? E por quê?
Maria José Scalzilli: Dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, aumentar as áreas irrigadas, testar novas categorias de plantas forrageiras, buscar mão-de-obra capacitada e especializada; além de acreditar que podemos sempre fazer melhor.
BeefPoint: Qual o exemplo de produtora que faz a pecuária do futuro, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Maria José Scalzilli: Ângela Linhares da Silva.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Maria José Scalzilli: Participação desde cedo nos processos do campo e fortalecer os laços familiares dentro de uma empresa rural é o desafio.
BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?
Maria José Scalzilli: Coragem para enfrentar os desafios!
Confira outra entrevista de Maria José de Carvalho Scalzilli no BeefPoint:
Maria José de Carvalho Scalzilli: pecuaristas tradicionais, ainda dá tempo! acordem!