Com 82 anos de fazenda e 61 de trabalho com a raça Nelore, a Fazenda Paredão, de Nelson e Claudia Pineda, um dos mais eficientes e respeitados projetos de seleção de gado Nelore PO do País, promoverá o seu 10º Dia de Campo e seu tradicional leilão, que esse ano chega em sua 23ª edição, no próximo dia 26 de abril, a partir das 08hs.
Além do dia de campo, Nelson e Claudia Pineda realizam a 23ª edição do tradicional leilão de reprodutores e matrizes Nelore P.O
Com 82 anos de fazenda e 61 de trabalho com a raça Nelore, a Fazenda Paredão, de Nelson e Claudia Pineda, um dos mais eficientes e respeitados projetos de seleção de gado Nelore PO do País, promoverá o seu 10º Dia de Campo e seu tradicional leilão, que esse ano chega em sua 23ª edição, no próximo dia 26 de abril, a partir das 08hs.
A novidade será a marca dessa edição do evento da Fazenda Paredão que inova na escolha do tema, no formato do Dia de Campo e na oferta dos animais em leilão. Nesse ano, atento ao cenário da pecuária nacional que após a crise vive momento aquecido – ainda que com os embates da União Européia, Nelson Pineda escolheu o tema “Perspectivas, Desafios e Fraquezas” para ser o foco do workshop. Na mesa redonda do evento, um grupo de especialistas como Ian Hill, da Agropecuária Jacarezinho, Jorge Matsuda do Grupo Matsuda, e Marcos Fava Neves (Pensa/USP) apresentará suas análises e conclusões sobre o tema.
“Fizemos uma pesquisa no último dia de campo, e identificamos a intensa procura por informações que indicassem os rumos da pecuária nacional. Isso porque com um cenário nacional e internacional extremamente favorável, o setor ainda se depara com o mais básico dos problemas de qualquer atividade produtiva: a baixa rentabilidade. Problemas ambientais, sociais e fundiários geram apreensão e instabilidade no setor e inibem novos investimentos”, analisa Nelson Pineda.
Se de um lado vivemos um momento propício para busca de melhorias aproveitando os pontos favoráveis do mercado como equilíbrio entre oferta e demanda, o crescimento asiático e a possibilidade de estabelecer o comércio de carne bovina com a China; de outro, enfrentamos fatores que limitam o crescimento produtivo e a rentabilidade da atividade pecuária como a falta de infra-estrutura e a ausência de zoneamento agro-ambiental. “Mas com todos os inegáveis fatores positivos, os desafios são de ordem interna e reúnem fraquezas básicas que podemos reduzir para expandir a produção e conquistar novos mercados. Essa é a discussão que queremos fomentar em nosso dia de campo”, completa Pineda.
A inovação da Fazenda Paredão chega também aos leilões realizados nesse ano, com a oferta de matrizes e reprodutores Nelore PO, e também matrizes Girolando e touros Gir Leiteiro, com a participação de mais de uma dezena de convidados especiais.
Às 13:30hs, terá início o leilão de 20 novilhas Girolando e 03 touros Gir Leiteiro, às 14:30 têm início o remate de 10 matrizes Nelore PO selecionadas para maximizar a eficiência reprodutiva do rebanho, com foco na parição, gestação, ovulação e regularidade de cios, visando à produção de leite e carne. “Na seleção da Fazenda Paredão trabalhamos com o conceito de que a melhor fêmea do rebanho é aquela com menor idade ao primeiro parto, que emprenha no início da estação de monta e que, a cada ano, desmama o bezerro mais pesado da propriedade”, explica o criador.
Em seguida, às 16hs, a Paredão realizará o leilão de 100 reprodutores Nelore PO, acima de 24 meses com prova de libido, exame andrológico e avaliação genética. “Fomos pioneiros na utilização de parâmetros de desempenho sexual de machos no programa de melhoramento, combinando a circunferência escrotal e o ganho de peso estabelecido por DEPs como critérios fundamentais. Assim, selecionamos indivíduos superiores capazes de deixar o maior número possível de filhos, como esses touros que ofertaremos no leilão”.
Mais de 80 anos de história – A Fazenda Paredão foi fundada em 1926 pelo imigrante suíço Max Wirth. A propriedade caracterizou-se durante três gerações pelo uso e a implementação de novas tecnologias, além do incentivo à pesquisa agropecuária. O banco de dados da Paredão tem servido de base para várias defesas de teses no Brasil e no exterior. A seleção de gado Nelore da fazenda iniciou-se em 1947 com a aquisição de novilhas dos criatórios de Rocha Miranda e Gerson Prata. Os primeiros reprodutores foram adquiridos da Fazenda Indiana, de Durval Garcia de Menezes. Posteriormente, utilizaram-se maciçamente reprodutores filhos de Golias, comprados de Torres Homen Rodrigues da Cunha. As primeiras provas de ganho de peso da Paredão datam dos anos 60 e as primeiras transferências de embriões, de 1989.
Evento: Dia de Campo e Leilões de fêmeas e reprodutores da Fazenda Paredão
Local: Fazenda Paredão, Oriente (SP)
Data: Dia 26, Dia de Campo às 08 horas, Leilão Novilhas Girolando e Touros Gir Leiteiro às 13:30hs, Leilão Matrizes Nelore P.O às 14:30, Leilão Touros Nelore P.O às 16:00hs.
Transmissão: Canal do Boi / Leiloeira: Central Leilões
Para mais informações preencha o formulário abaixo.