Conhecer as expectativas sobre o desempenho do angus, identificar ações para a expansão dos criatórios e apurar a imagem que criadores e usuários têm sobre os produtos e serviços que envolvem a raça foram os principais pontos que levaram a Associação Brasileira de Angus (ABA) a solicitar a uma empresa especializada uma pesquisa de mercado.
Um questionário formado por 34 questões foi aplicado a 150 criadores e usuários (que somente utilizam sêmen angus em cruzamentos) da raça de 10 estados brasileiros, entre julho e setembro de 2001.
A pesquisa apurou que a precocidade, a facilidade de parto e o marmoreio da carne foram os aspectos melhor avaliados da raça. O rendimento da carcaça no abate também foi bem avaliado, recebendo destaque de cerca de 53% dos entrevistados. Além disso, 72,8% dos pesquisados responderam que não têm dificuldades de adaptação à raça. Quando perguntados sobre a opção pelo Angus, 39,6% disseram ter sido influenciados pelos resultados obtidos em outros criatórios e 27,5% ouviram indicações de profissional especializado.
A pesquisa também se preocupou em saber qual o índice de utilização de touros angus, apurando que 79,7% dos criadores e 51,8% dos usuários utilizam os machos da raça.
Fonte: Zero Hora/ RS, adaptado por Equipe BeefPoint