A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil lançou sábado (11), durante o leilão Aliança em Uberaba, MG, o Sumário de Melhoramento Genético da raça. Ferramenta fundamental para o crescimento e consolidação do Brahman no país, o sumário foi preparado pelos professores Raizyldo Lobo (da USP-Ribeirão Preto), Lúcia Albuquerque (Unesp-Jaboticabal) e Henrique Nunes (Unesp-Botucatu).
“Em uma pecuária cada vez mais competitiva, os programas de seleção devem atender não apenas aos objetivos e necessidades dos criadores, mas principalmente às demandas de toda a cadeia produtiva da carne bovina. E esta é a proposta do nosso sumário”, diz Jovelino Mineiro, presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil.
Resultado de cruzamento planejado entre zebuínos – na maioria oriundos do Brasil -, o Brahman foi projetado para concorrer nos EUA, país onde as duas grandes raças britânicas são dominantes. Precoce, fértil, rústico, o Brahman completar o rebanho comercial brasileiro, ajudando a produzir carne de alta qualidade. A raça está presente em mais de 70 países. São mais de 50 milhões de cabeças, sendo o segundo zebuíno a produzir carne em escala no mundo.
Para Jovelino, os grandes saltos de produtividade alcançados pela pecuária de corte brasileira nos últimos anos são resultados de um eficiente trabalho de seleção genética e dos investimentos em tecnologia.
“Este progresso se deve tanto ao desenvolvimento de métodos de informação e de análises, quanto ao talento e à intuição de nossos criadores. O trabalho de selecionar rebanho é uma arte. E nesta arte, o criador brasileiro já comprovou o seu talento. Prova disso é a raça nelore, que os fazendeiros brasileiros conseguiram transformar em verdadeira máquina de produção de carne”, disse o presidente da associação do Brahman.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação dos Criadores de Brahman, adaptado por Equipe BeefPoint