Os criadores de novilho precoce do Mato Grosso do Sul fecharam, em Campo Grande, uma parceria com a outra ponta da cadeia produtiva. A carne receberá a marca Montana Grill, uma griffe que pertence à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e reúne churrascarias em Campinas, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. Na etiqueta da embalagem, além do carimbo da Associação dos Criadores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, ainda constará a procedência, com dados sobre a fazenda de origem e a qualidade de produção.
O presidente da associação, Antônio José Oliveira, acredita que a demanda poderá alcançar 10 mil cabeças de gado por mês. No mês de maio o produto chega aos supermercados da rede Pão de Açúcar e do Extra.
O cantor e empresário José Lima Sobrinho, o Chitãozinho da dupla sertaneja, disse que o acordo valoriza o produtor rural. Segundo ele, também no mercado interno, o consumidor passou a exigir uma carne de melhor qualidade e com procedência definida, rastreada. “Hoje ainda importamos da Argentina e Uruguai. Nosso primeiro passo é Mato Grosso do Sul, mas vamos buscar fornecedores em outros estados”, afirmou. Chitãozinho disse que será comercializada uma carne nobre, embalada a vácuo e com preço um pouco maior, devido à qualidade do novilho precoce.
Segundo Oliveira, hoje o consumidor não é beneficiado com a diferenciação entre o produto mais nobre e os comuns, pois “vende-se tudo misturado”. A carne do novilho precoce é mais macia e saborosa. Atualmente, os 62 criadores associados à entidade, possuem um estoque de 60 mil cabeças. A meta é chegar a 200 mil em seis meses, com o ingresso de mais produtores rurais, pois somente receberá a marca Montana Grill a carne cuja origem seja uma fazenda de pecuarista filiado à associação.
O acordo firmado na sede da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) tem ainda a participação do frigorífico Marfrig, presente em Bataguassu (MS), Promissão (SP) e com central de distribuição em Santo André. O diretor-presidente da empresa, Marcos Antônio Molina dos Santos, disse que a Montana Grill deve buscar uma empresa certificadora para a cadeia produtiva do novilho, desde a criação até as vendas. O Marfrig se encarregará do abate e da distribuição. A dupla sertaneja entra com a marca e o marketing.
Toda esta união, considerada inédita no País, teve a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, que costurou o projeto. O gerente de comunicação da Embrapa, Ezequiel do Valle, disse que, em um seminário da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel), ocorrido em agosto de 2001, foi feito churrasco para degustação do novilho e empresários mostraram interesse em vender carne mais nobre, como a servida no evento.
“Nunca fizemos um acordo desses. Todos os elos da cadeia produtiva sentaram à mesma mesa para firmar a aliança comercial”, disse o presidente da Famasul, Léo Brito. O fornecimento do novilho para a marca Montana Grill contou também com a intermediação da Associação das Churrascarias do Estado de São Paulo, que possui 98 empresas associadas com demanda de quase 1,2 mil toneladas de carne por mês. O presidente da entidade, Ari José Nedeff, disse que ocorre cada vez mais uma busca por carne de melhor qualidade.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Hudson Corrêa), adaptado por Equipe BeefPoint