Hoje com 10,94 mil cabeças, o rebanho brasileiro das raças Hereford e Braford com registro cresceu 15,79%. Os números foram apresentados ontem (17), na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), durante o 4o Workshop da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Segundo a presidente da entidade, Greice Martins, o número de sócios também aumentou: passou de 251 em 2001 para 294 integrantes neste ano, um crescimento de 14%.
Entre as principais atividades da ABHB está a chancela de um embarque de carnes do Frigorífico Mercosul, com a marca Carne Pampa, para a Suécia. Em maio, foram enviadas 50 toneladas de carne sem osso, estando o Estado com o status de zona livre de aftosa suspenso no momento. Também foram realizados três testes de avaliação de touros, em parceria com a Embrapa, que analisou 25 exemplares Hereford; Fepagro, 18 animais Braford e CAT, 20 Braford.
O programa Gerenciamento de Tecnologia e Gestão pela Qualidade Total na Bovinocultura de Corte deve continuar em 2003. Greice confia em sua aprovação pelo futuro ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Foi ressaltada ainda a reestruturação dos núcleos de criadores do Brasil Tropical e da Zona Sul. Além desses, há outros dois, Fronteira-Oeste e São Gabriel. Outro projeto é o Programa de Apoio à Pecuária Familiar, realizado em parceria com a Emater, que visa melhorar a qualidade genética do gado geral gaúcho. Em novembro, a associação doou dois touros a pequenos produtores de Manoel Vianna. Este mês, dez touros devem ser entregues em Caçapava do Sul.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint