A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anunciou, na quarta-feira (06), em Maringá, o resultado da avaliação dos animais Nelore do rebanho do Paraná, feita com o objetivo de conhecer a qualidade da carne e promover a divulgação dos seus rendimentos para os pecuaristas de todo País. No quesito acabamento, 90,18% das carcaças avaliadas se enquadraram no padrão PQNN, de 1 mm a 9 mm de gordura distribuídos uniformemente na carcaça.
Durante o evento, que reuniu cerca de 400 criadores de Maringá e região, a ACNB premiou os pecuaristas cujo rebanho apresentou os melhores resultados na avaliação. O empresário e pecuarista José Eduardo de Andrade Vieira recebeu duas premiações: como campeão na primeira etapa do julgamento in vivo, categoria macho castrado, e campeão na segunda etapa do julgamento lote de carcaça. Os pecuaristas Valter Castro Cunha e Carlos Amaral também foram homenageados durante o evento pelo desempenho dos seus animais.
Conforme Vieira, a qualidade do rebanho brasileiro é muito boa, principalmente nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. ”Cerca de 30% do rebanho, mesmos nestes Estados, ainda deixa a desejar, mas o potencial de melhoramento da raça é evidente”, diz.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Lucinéia Parra), adaptado por Equipe BeefPoint