Para fortalecer e estimular a atividade, que hoje soma em torno de 200 criadores em Mato Grosso do Sul e um rebanho aproximado de 20 mil cabeças, foi criada a Associação de Criadores de Búfalo de Mato Grosso do Sul no dia 27 de setembro.
O presidente da Associação, Antônio Rosário Migliorini, afirma que os principais objetivos da entidade são a promoção da atividade, através de ações que já estão sendo encaminhadas como a criação do animal precoce, o baby búfalo. “Vamos fazer levantamento em todo o Estado e saber quantos animais precoces poderemos aprontar”, afirma. O objetivo é aumentar o poder de negociação com os frigoríficos que, em locais já organizados, remuneram o búfalo macho ao preço de macho bovino, enquanto em Mato Grosso do Sul e outros estados em que a articulação ainda é frágil o búfalo é remunerado a preço de fêmeas.
A troca de informações entre os associados também deve ocorrer de maneira diferenciada, de forma que alie o intercâmbio de informações, relacionadas a assuntos como inseminação e industrialização de derivados, ao turismo rural. A associação também pretende apresentar um lote de fêmeas e um macho em leilão via televisão para divulgar a atividade e proporcionar matrizes aos interessados em iniciar ou incrementar a atividade.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint