Cotações do atacado de carne bovina, de acordo com o Boletim Intercarnes.
Há algum fato relevante que esteja acontecendo em sua região e que possa afetar o mercado, positiva ou negativamente? Tem alguma sugestão ou crítica, para nos ajudar a melhorar essas cotações?
Indique contatos dos frigoríficos, escritórios de compra e venda de gado e leiloeiras de sua região. Por favor utilize o box de “cartas do leitor” abaixo. Muito obrigado por sua participação. Atenciosamente, Equipe BeefPoint. |
0 Comments
Prezado André Camargo,
Com o objetivo de colaborar consigo na divulgação e no comércio da carne brasileira envio-lhe alguns dados sobre a atividade agropecuária na Rússia. Após percorrer aproximadamente 1500 Km pelo interior desse país notei que as suas terras são muito férteis. Parecem-se com as terras negras da região de Assaí, no norte do Paraná, uma das mais férteis do Brasil.
Não dá para produzir gado de corte em grande escala no sistema extensivo e nem em confinamento, porque nos meses de frio, que vão de Outubro a Abril, a temperatura pode variar de zero graus centígrados até trinta graus centígrados negativos. Não há boi que resista e nem capim que vegete. Não tem produção de feno ou ração que suporte uma boiada enorme por tanto tempo e nem galpão ou estábulo para recolher essa boiada para alimentar 150 milhões de pessoas que gostam de carne de boi. As propriedades rurais são pequenas e em sua maioria produtoras de leite e hortifrutigranjeiros.
Outro fator interessante é que existe no meio do povo e digno de memória dos seus avós a lembrança do que Lenin dizia: “A terra não produtiva da nobreza agrária seria transferida ao campesinato que labuta”. Há um desinteresse para aquisição de propriedade rural.
Os derivados de leite na Rússia sempre foram considerados os melhores do mundo. Os russos se orgulham disso e pode-se comprovar facilmente que é verdade. Seria difícil vender derivados de leite ao russos.
A Rússia é muito rica, mais do que se pode imaginar. Tem uma produção e reserva de petróleo muito grandes. Tem a maior reserva florestal dos polos. Tem a maior usina produtora de níquel do mundo, é a segunda maior produtora de alumínio do globo.
O investimento em obras de infra estrutura é grande, o país é um verdadeiro canteiro de obras. A Rússia tem muito dinheiro e é agora a oportunidade muito grande para vendermos carne brasileira aos russos. Cabe ao nosso Ministério da Agricultura estudar as exigências deles quanto à importação e fazer da Rússia um mercado grande e permanente para a nossa agropecuária.
Com saudações Roberto Barros. Estocolmo 3 de Outubro de 2007