Como já havia acontecido com os preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo, os preços agrícolas confirmaram as expectativas e estão em queda no atacado paulista.
Levantamento de Fabio Silveira, da MSConsult, mostra que, na semana entre 8 e 15 de janeiro, a retração na comparação com a semana imediatamente anterior chegou a 2,2%. A pesquisa leva em conta uma cesta de 11 produtos (soja, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, farinha de trigo, leite e ovos).
Na semana em questão, as maiores variações negativas foram as dos ovos (7,7%), do leite B (7,6%) e do frango abatido (7%). Também recuaram o leite C (4,9%), a batata (4%), o milho (3,6%), o açúcar (1,3%) e a farinha de trigo (0,1%). Subiram o feijão (20,7%), o tomate (4,9%), o óleo de soja (1,1%) e o boi gordo (0,4%). Os suínos e o arroz permaneceram com preços estáveis.
Ainda assim, em média, janeiro segue com preços médios, no atacado paulista, mais altos do que em dezembro. Na média deste mês até o dia 15, a valorização em relação à média de dezembro chegou a 0,5%, segundo o levantamento da MSConsult.
Fonte: Valor OnLine, adaptado por Equipe BeefPoint