Recebi alguns e-mails pedindo mais esclarecimentos sobre o artigo em que expus o conceito de ATIVOS e PASSIVOS. Os questionamentos são muito importantes e ajudam o responsável pelo artigo a dirimir dúvidas sobre suas posições.
– ATIVOS nos dão renda.
– PASSIVOS nos dão despesas.
A contabilidade que aprendemos e estamos acostumados diz que temos:
– Demonstrativos de resultados onde apontamos nossas Receitas e Despesas.
– Balanço Patrimonial onde comparamos nossos Ativos com os Passivos.
Também diz que nossos Ativos são iguais aos nossos Passivos, mais o Patrimônio. Por ser um Balanço a coluna dos Ativos deve ser igual à coluna dos Passivos + Patrimônio.
Por isso, quando compramos um trator financiado, o valor do financiamento entra na coluna dos Passivos (exigível a longo prazo) e o trator entra na coluna dos Ativos (Ativos Fixos).
É certo que, ao contrairmos um financiamento para a compra de um trator, o valor financiado seja apontado na coluna de Passivos (exigível de longo prazo). Este nosso Passivo está gerando despesas de juros em nosso Demonstrativo de Resultados.
O trator certamente estará na coluna de Ativos do Banco que financiou sua compra. É um Ativo real, pois está gerando renda para o banco através de juros.
Graficamente posso representar o exposto como:
Toda vez que fazemos uma aplicação financeira, invertemos as posições. Nosso dinheiro aplicado deve ser colocado em nossa coluna de Ativos, pois está gerando renda em nosso demonstrativo de resultados.
No Balanço Patrimonial do Banco, este nosso Ativo torna-se um Passivo, gera despesa em seu demonstrativo de resultados.
Isto posto, fica compreensível a diferença nas taxas de juros oferecidas para nossa aplicações e cobradas em nossas captações.