A indústria de carne dos Estados Unidos está sofrendo a sua maior transformação nos últimos anos porque os consumidores estão exigindo produtos diferenciados. Isso é visível pelo aumento do consumo de carnes com marca, conforme destacou o assessor do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Craig Morris, durante o Simpósio Nelore 2002, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em Ribeirão Preto nos dias 6 e 7.
Segundo Morris, nos dois últimos anos, pecuaristas e donos de frigoríficos e de pontos-de-venda formaram alianças para fornecer produtos específicos ao mercado e quebrar o monopólio de quatro empresas gigantes do setor. Com base em pesquisas, verificando-se a demanda do mercado, a produção é direcionada para um atendimento quase individualizado. A exigência de produtos diferenciados foi detectada com o aumento do consumo de carnes, que saltou de 10% para 30% em 2002, segundo ele. Nesse período foram lançadas 300 novas formulações culinárias. Mas os controles sanitários não foram esquecidos: além dos frigoríficos, até a composição do pasto está sendo analisada na segurança alimentar.
Fonte: O Estado de São Paulo, Suplemento Agrícola (por Brás Henrique), adaptado por Equipe BeefPoint