3M abre as porteiras para o I Encontro Nacional da Raça Limousin
4 de novembro de 2004
Consumo alimentar residual: um novo parâmetro para avaliar a eficiência alimentar de bovinos de corte
6 de novembro de 2004

Aumenta disputa pela cota Hilton na Argentina

Os frigoríficos agrupados no Argentine Beef Consortium (ABC) que somam cerca de 80% das exportações argentinas de carne bovina, aumentaram sua aposta na disputa que mantém com a Secretaria da Agricultura pela divisão da cota Hilton: anunciaram que denunciarão judicialmente o secretário Miguel Campos e o vice-secretário Claudio Sabsay, encarregados da repartição da concorrida cota com destino à União Européia (UE).

Das 28.000 toneladas de cota Hilton – um negócio de cerca de US$ 200 milhões -. a Secretaria da Agricultura da Argentina repartiu, no começo do mês passado, cerca de 18.000 toneladas. As 10.000 toneladas restantes foram distribuídas por diferentes juízes, que decidiram por recursos, apresentados por muitos frigoríficos.

Diante deste panorama, o ABC reclamou que seja suspensa a distribuição e denunciou “evidentes anomalias”. A Secretaria da Agricultura respondeu que as decisões da Justiça devem ser acatadas e, ao mesmo tempo, denunciou ante a Suprema Corte de Buenos Aires os juizes que, segundo a Secretaria, atuaram de forma irregular.

Porém, nos últimos dias, o ABC redobrou a ofensiva. Na terça-feira, seu vice-presidente, Luis Bameule, reuniu-se com o chefe de Gabinete, Alberto Fernández, e anunciou na quarta-feira o início de ações legais contra Campos e Subsay “por não cumprimento dos deveres de funcionário público”, segundo especificou o presidente do ABC, Carlos Oliva Funes.

Fonte: Clarín, adaptado por Equipe beefpoint

Os comentários estão encerrados.