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Aumenta o preço da carne no mercado exterior

O levantamento sobre as exportações de carnes bovina em fevereiro, da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) aponta um aumento de 29% no preço do produto no mercado externo, com relação ao mesmo mês do ano passado. A receita cambial do segundo mês de 2004 foi de US$ 143,3 milhões, 26,8% maior que os 111,4 obtidos no mesmo período de 2003. A maior alta foi da venda in natura, que cresceu 35,4% sobre o ano anterior saltando de US$ 84,49 milhões para US$ 114,4 milhões.

De acordo com a entidade, entre os fatores responsáveis por este crescimento estão o reconhecimento da qualidade da carne brasileira e a valorização do real frente ao dólar. “Nos últimos quatro anos, os exportadores brasileiros abriram novos mercados com preços competitivos”, afirma o presidente da Abiec, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

O volume exportado no mês passado (115,2 mil toneladas) foi praticamente igual ao da quantidade exportada em fevereiro de 2003 (115,4 mil toneladas). Já nesse item a carne in natura apresentou saldo negativo, -1.02% (veja tabela 1). A associação atribui o resultado à greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda quinzena de fevereiro, que provocou a retenção de contêineres no Porto de Santos. Problema similar pode ocorrer com os números de março corrente, já que durante a semana do dia 15, os fiscais federais agropecuários, responsáveis pela fiscalização de entrada e saída do produto no País estavam em greve.


Segundo a Abiec, estão sendo tomadas ações para que os preços da carne continuem em ascendência, como o apoio da entidade a investimentos de frigoríficos brasileiros, na conquista dos mercados asiático e da Nafta. A associação afirma, que com o foco da doença da Vaca Louca nos Estados Unidos, as negociações com países asiáticos estão avançando.

Entre os principais importadores da carne brasileira em fevereiro estão países da União Européia (Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Reino Unido e Suécia), que juntos compraram US$ 38,22 milhões; Egito, com compras de US$ 20,29 milhões e Chile, com US$ 13,29 comprados – valores do produto in natura.

A Abiec anunciou ações para esse ano, visando novo incremento das exportações figura uma ação de marketing, por meio de um convênio com a Apex, que preparou um calendário de feiras e exposições para 2004 que privilegiam os mercados que ainda não foram conquistados. Nos dias 30 e 31 de março e primeiro de abril, o Brasil participará da Sial, na China.

Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus, da Equipe BeefPoint

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