O combate à raiva nos herbívoros vem recebendo atenção especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o resultado positivo é comprovado no número crescente de comercialização da vacina. De acordo com dados da Central de Selagem de Vacinas de Vinhedo (SP), em 2003 foram comercializadas 77,7 milhões de doses de vacinas anti-rábicas, volume superior aos números estabelecidos pelo Programa Oficial de Vacinação, de 60 milhões de doses.
Minas Gerais foi o estado que mais consumiu a vacina, com 16,7 milhões de doses, seguido por Goiás (12,6 milhões/doses), São Paulo (9,5 milhões/doses) e Mato Grosso do Sul (7,5 milhões/doses). De acordo com o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani, esse avanço do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros será intensificado este ano, tendo em vista o aumento dos recursos financeiros oficiais destinados à defesa sanitária animal anunciado pelo governo federal.
A modernização no programa nacional de controle da raiva dos herbívoros começou em 2003, quando as vacinas anti-rábicas passaram a integrar o programa oficial de selagem, que tem por objetivo ampliar o controle de origem e qualidade das vacinas veterinárias. Desde a edição da Instrução Normativa no 69, de 13/12/02, publicada no DOU de 16/12/02, toda a produção de vacinas de raiva é enviada à Central de Selagem de Vacinas. Os lotes de cada laboratório têm a selagem acompanhada pelos fiscais do MAPA, garantindo que somente lotes aprovados sejam selados e nas quantidades certas.
Para ampliar a garantia de eficácia das vacinas anti-rábicas inativadas, o MAPA passou a utilizar o teste de potência NIH (National Institutes of Health), preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a avaliação da potência desses produtos biológicos de uso veterinário. O NIH compara a qualidade das vacinas anti-rábicas com uma vacina-referência aprovada pelo LARA/CLA (Coordenação de Laboratórios do MAPA).
Fonte: A Tarde/BA, adaptado por Equipe BeefPoint