As exportações de carne bovina da Nova Zelândia vêm apresentando uma tendência de alta com relação ao ano passado, e os carregamentos de abril continuaram com esta tendência.
As exportações de carne bovina da Nova Zelândia em abril aumentaram 7%, com relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo 40,341 mil toneladas. As exportações ao Japão aumentaram 78%, para 2,115 mil toneladas, e as exportações para a Coréia em abril aumentaram 44%, para 3,27 mil toneladas.
A fraca demanda nos Estados Unidos, o maior mercado de exportação de carne bovina da Nova Zelândia, reduziu severamente os preços de importação da carne bovina manufaturada. Consequentemente, as exportações para este mercado foram 8% menores em abril deste ano, comparadas com as do ano passado. As exportações neozelandesas de carne bovina ao Canadá, o segundo maior mercado, aumentaram 19% em abril.
As exportações de carne bovina pela Nova Zelândia nos quatro primeiros meses de 2003 aumentaram 20,6%, para 154,78 mil toneladas, fornecendo uma competição adicional aos produtos da Austrália, particularmente nos mercados dos EUA, da Coréia, de Taiwan e do Japão.
Apesar do enfraquecimento no mercado de importação dos EUA, os carregamentos foram 20% maiores para este mercado (56% do total das exportações). As exportações para o Canadá caíram somente 3% (21,684 mil toneladas), um bom resultado dada a re-entrada neste mercado de carne bovina mais barata do Uruguai. As exportações à Coréia aumentaram 31% (10,963 mil toneladas), enquanto os carregamentos ao Japão aumentaram 79%, para 6,524 mil toneladas, o maior desde 1998.
Fonte: Meat & Livestock Australia, adaptado por Equipe BeefPoint