Durante o mês de junho, o Programa Montana participou de um workshop sobre pecuária de cria, promovido por um importante portal de agronegócios.
Participaram do evento técnicos e pecuaristas de diversas regiões do país, todos envolvidos com cria e todos focados num objetivo único: como aumentar a rentabilidade e viabilizar a atividade de cria frente à outras atividades mais rentáveis.
Diversas foram as estratégias discutidas, mas, o que chamou a minha atenção, é que é quase unânime a necessidade de se utilizar o cruzamento para aumento de rentabilidade e melhora de índices zootécnicos.
Este aumento de interesse pelo cruzamento vem sendo percebido pelos criadores de Montana desde 2008, com o crescente aumento de procura pelos touros.
Durante este workshop, apresentei um estudo de caso de uma propriedade de cria gaúcha, situada na região de Pelotas. A fazenda conta com cerca de 1400ha de pastagens, sendo a maioria campo nativo. São 650 matrizes em reprodução.
A fazenda trabalhava com uma raça pura européia e decidiu começar a cruzar com Montana. Atualmente, não existem mais vacas puras da raça européia, todo o rebanho passou a ser cruza Montana. Todos os anos, touros velhos são substituídos por touros Montana jovens, escolhidos cuidadosamente pelo gerente e assessoria dos criadores do RS.
Após a decisão de usar Montana, a taxa de desmama de bezerros passou de 60% para 87% (geral), incremento de 45%. O peso médio de desmama passou de 150kg para 210kg, incremento de 40%. Com isso, a rentabilidade da fazenda teve um incremento de 35%.
O investimento em touros Montana é baixo, o manejo é muito simples e os resultados são surpreendentes! A melhoria na produtividade da propriedade pode ser conferida na primeira safra de bezerros e, incorporando as fêmeas Montana no plantel, os resultados são ainda melhores, melhorando índices de prenhez e fertilidade do rebanho.
A carne de qualidade é outro benefício do uso de Montana. Animais Montana possuem carne de qualidade padrão exportação, com deposição de gordura, maciez e marmoreio para atingir os mercados mais exigentes.
Invista certo, invista em Montana. Nós temos soluções rentáveis para a sua pecuária.
*Gabriela Giacomini, zootecnista e gerente de operações do Montana
Para saber mais, acesse www.compostomontana.com.br, mande um e-mail para faleconosco@compostomontana.com.br ou ligue para (17) 3231-6455.
Você também pode nos seguir no twitter (@programamontana) ou no facebook (Programa Montana Composto).