O aumento significativo da oferta de bezerros no mercado do boi gordo brasileiro só deve ocorrer em 2017. Ao longo deste ano, a disponibilidade dessa categoria de reposição deve se manter restrita, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Um dos motivos é estiagem registrada no ano passado, que prejudicou pastos e a engorda dos animais.
Houve piora na relação de troca entre o bezerro e a arroba do boi gordo. Em janeiro deste ano, a compra de um bezerro requeria 8,8 arrobas, ante 8,6 arrobas em janeiro de 2015. Na parcial de fevereiro, a média está em 9 arrobas por bezerro. De 2000 a 2014, para o mês de fevereiro, a relação média foi de 7 arrobas por bezerro.
Diante desse cenário, a disponibilidade de bois prontos para abate e a demanda por carne bovina não devem alterar significativamente os preços da arroba neste ano.
Atualmente, a oferta de animais para a indústria é restrita, o que tem sustentado o preço da arroba. Com preço médio de R$ 152,24 na parcial deste mês, de acordo com o Indicador Esalq/BM&FBovespa, a arroba retoma os patamares reais de outubro de 2015.
Fonte: Estadão Conteúdo, adaptada pela Equipe BeefPoint.
5 Comments
Para quem cria vaca o preço do bezerro esta muito bom
Um ótimo cenário para o pecuarista brasileiro, que produz bezerros, e uma ótima oportunidade para investir no melhoramento genético
O preço do bezerro está um pouco favorável, mas os custos trabalhista, minerais e adubação de manutenção subiram muito. Deste modo neste ano o lucro da atividade de cria será pequeno, mas com certeza em 2017 poderemos ter prejuízo.
so quem faz cria sabe o quanto custa, degradação de pastagem, muito trabalho com manejo, mais gasto com medicaçao, compra de touro de qualidade correndo risco de umbigueira e perda do investimento , com os incentivos que o invernista tem consegue remunerar melhor o bezerro com certeza, alem de que a maioria dos invernista nao vive somente da pecuaria
É utopia, mas somente a evolução dos sistemas de produção de gado de corte para ciclo completo permitiria a redução destes ciclos de alta e baixa da reposição. Da maneira que conduzimos a atividade uns sempre perdem para que outros ganhem. A atividade de cria é apaixonante, mas pecuarista não vive só de paixão. Criadores atentem-se a isto.