Com o aumento o exame do manejo e cuidado com os animais, o Departamento de Indústrias Primárias e Pesca (Department of Primary Industries & Fisheries – DPI&F) do Governo de Queensland, na Austrália, está pedindo que os produtores e transportadores examinem os procedimentos de transporte de animais para garantir que estes cheguem a seus destinos nas melhores condições possíveis.
O gerente geral para bem-estar animal do DPI&F, Rick Symons, disse que é essencial que as pessoas responsáveis pelo transporte de animais estejam cientes de suas obrigações presentes no Ato de Cuidado de Proteção dos Animais de 2001.
“O conhecimento sobre as obrigações dos produtores e motoristas, bem como sobre os requerimentos animais, é essencial para garantir que os animais sejam transportados com o mínimo de estresse e desconforto e o máximo de valor”, disse Symons. Ele disse que, além do sofrimento dos animais, qualquer incidente adverso normalmente resulta em custos financeiros ao proprietário através de perdas na produção ou no valor.
“Esses incidentes podem ocorrer durante o transporte como resultado de inconsistências nos procedimentos, complacência, pressões de tempo e mudanças na equipe. Uma boa forma de reduzir os riscos é desenvolver uma lista de verificação. Isso fornecerá uma consistência que garantirá que seus animais estão preparados e são transportados nas melhores condições possíveis”.
Fonte: Departamento de Indústrias Primárias e Pesca do Governo de Queensland, Austrália.