Síntese Agropecuária BM&F – 17/07/03
17 de julho de 2003
Rondônia recebe certificado de área livre de aftosa
21 de julho de 2003

Austrália busca aumentar exportações para China

O Meat and Livestock Austrália (MLA) antecipou o crescimento lento e gradual das exportações de carnes vermelhas do país para a China após os dois países terem assinado novos protocolos de acesso a mercados na semana passada.

De acordo com o gerente regional para o Sul da Ásia, Tim Kelf, a chave para aumentar as exportações de carnes vermelhas para a China é o reconhecimento do mercado e manter o alvo no acesso à comercialização de produtos.

“A assinatura dos novos protocolos com a China é o grande primeiro passo, mas há uma série de fatores que limitarão qualquer aumento repentino nas exportações a este mercado. A China tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo – 110 milhões de cabeças – de forma que a maioria da demanda é atualmente suprida domesticamente, e precisa ser assinalado que o consumo de carne bovina na China é relativamente baixo”.

O tamanho do mercado também influenciará a forma como a carne vermelha é comercializada na China.

“É importante não olhar para a China como um grande novo mercado; este (mercado) precisa ser tratado da mesma forma como os mercados da União Européia (UE), embora haja diferenças consideráveis tanto etnicamente como culturalmente entre estes mercados”.

Qualquer crescimento inicial no mercado de exportação para a China provavelmente será feito na forma de cortes específicos, com miúdos e carne de carneiro sendo os cortes mais prováveis de verem qualquer aumento substancial em curto prazo.

“A exportação de miúdos oferece uma oportunidade genuína porque há uma grande demanda para este produto na China, e a Austrália pode fornecer uma série de produtos de miúdos que os chineses nunca viram”.

“Qualquer crescimento nas exportações de carne bovina ao mercado levará mais tempo e estará diante de uma competição substancial de países como Estados Unidos, Nova Zelândia e países da América do Sul”.

“A Austrália exportou 11,629 mil toneladas de carnes vermelhas para a China em 2002 – incluindo 9,295 mil toneladas de carne de carneiro e cordeiro e 2,334 mil toneladas de carne bovina – e 9,13 mil toneladas de miúdos. O valor deste comércio para a Austrália em 2002 foi de A$ 64,4 milhões (US$ 42,26 milhões)”.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.