Desenvolvimento às avessas
23 de setembro de 2005
Nova Zelândia aumentou vendas aos mercados asiáticos
27 de setembro de 2005

Austrália: caem exportações de carne bovina ao Japão

Os menores preços de exportação e a menor oferta de bovinos levaram a uma queda de 14% nas exportações de carne bovina da Austrália ao Japão durante o mês de agosto, com somente 30.378 toneladas enviadas neste mês – 1% a menos que em agosto de 2004.

O interesse dos japoneses em comprar carne bovina reduziu durante o mês de agosto, após importações de quase 60 mil toneladas em julho (130% a mais do que os volumes de junho e 30% a mais que em julho de 2004), com os importadores e atacadistas relutantes em comprar mais carne bovina australiana enquanto têm uma quantidade significante do produto no estoque.

Consequentemente, os preços de importação no Japão caíram bastante durante o mês de agosto, para seu menor nível desde 2003, antes do registro de casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, nos EUA.

O preço da carne bovina oriunda de animais alimentados a pasto aos exportadores australianos foi somente de 440 centavos de dólar australiano (338,73 centavos de dólar) por quilo em agosto – 12% a menos que em julho, fazendo com que a queda desde janeiro chegasse a quase 30%. Os preços da carne bovina de animais alimentados com grãos também caíram 13%, para 504 centavos de dólar australiano (388 centavos de dólar) por quilo, que foi 25% a menos do que a média de janeiro.

Com as margens apertadas pelos baixos preços da carne bovina e os altos custos dos bovinos, os processadores exportadores deram uma freada nas operações em agosto e os estabelecimentos de engorda reduziram o número de bovinos para o Japão.

A queda nas exportações de carne bovina para o mês ocorreu em todas as categorias, com a carne bovina de animais alimentados a grãos caindo 12% e a de animais alimentados a pasto caindo 16%. No acumulado do ano, até agosto, foram exportadas 278.469 toneladas de carne bovina ao Japão – um aumento de 8% comparado com o mesmo período de 2004.

É esperada uma recuperação na demanda de exportação do Japão durante os próximos meses, à medida que os estoques vão se reduzindo e se aproxima o período de pico de demanda em novembro/dezembro. As compras do Japão deverão permanecer fortes até o início de 2006, quando a demanda tradicionalmente cai. Esta queda poderá ser mais pronunciada se coincidir com o retorno dos produtos dos EUA ao mercado, que não é esperado para antes de janeiro de 2006.

Exportações totais

Os dados de exportação de carne bovina divulgados pelo Departamento Australiano de Agricultura, Silvicultura e Pesca (Department of Agriculture, Forestry and Fisheries – DAFF) revelaram que a Austrália exportou 79,3 mil toneladas de carne bovina em agosto – uma queda de 2% com relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações nos primeiros oito meses de 2005 foram 5% maiores do que no mesmo período de 2004, ficando em 618 mil toneladas.

As exportações aos Estados Unidos em agosto declinaram 23% com relação ao ano anterior, para 28,7 mil toneladas – resultado de um decréscimo na demanda e um aumento na competição por outras fontes de proteínas. As exportações aos EUA no período de oito meses até agosto totalizaram 227 mil toneladas, que foi 1% maior do que no mesmo período de 2004.

As exportações australianas de carne bovina para a Coréia aumentaram durante o mês de agosto, para 12,23 mil toneladas – um aumento de 57% com relação a julho e de 85% com relação a agosto de 2004.

As exportações para Taiwan – o quarto maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália – totalizaram 3,15 mil toneladas em agosto, o que denota um aumento de 23% com relação ao mesmo mês do ano anterior.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.