Reposição Fêmea Nelore –27-07-2015
28 de julho de 2015
Clima deve definir preços dos futuros de milho e soja, avalia Rabobank
28 de julho de 2015

Austrália: Classificação do MSA alcançou recorde de 3,22 milhões de cabeças em 2014-15

O programa Meat Standards Australia (MSA), que visa melhorar a qualidade de consumo da carne, continuou expandindo em 2014-15, registrando um aumento de 6% no número de animais classificados, para 3,22 milhões de cabeças. Isso representa um aumento de quase 200.000 cabeças com relação ao ano anterior, principalmente direcionadas pelos processadores licenciados existentes no MSA, que agora somam 43. Todos os estados da Austrália registraram um aumento na atividade de classificação do MSA.

MSA

Mesmo com condições climáticas difíceis enfrentadas pelos produtores em grandes partes do leste da Austrália nesse ano, os produtores do MSA conseguiram manter seu cumprimento com os requerimentos do programa em 93% – exatamente o mesmo de 2013-14.

As principais razões para o não cumprimento foram alto pH e/ou carne com coloração escura. Cerca de 4,9% dos animais classificados no MSA não conseguiram cumprir com o limite superior de pH de 5,7, enquanto 5,6% dos animais tiveram colocarão da carne maior do que o AusMeat MC 3. Como é frequente, alguns animais tinham alto pH e coloração escura da carne.

Houve uma leve melhora no cumprimento dos requerimentos de cobertura de gordura no último ano fiscal, tipicamente em cerca de 0,5% dos bovinos, baseado em gordura da costela.

Os requerimentos do MSA não incluem especificações de companhias, mas estão relacionados a pH, cor da carne e cobertura de gordura. Cerca de 6% dos animais classificados pelo MSA não cumpriram com as especificações impostas pelo processador no ano passado.

Durante 2014-15, um novo sistema de triagem e otimização de carcaça foi implementado no MSA. Todos os processadores atualmente classificados no programa agora implementaram esse modelo de otimização.

Um índice MSA para carne bovina também foi introduzido durante 2014/15 para fornecer uma medida significativa de qualidade ao consumo para produtores. Todos os animais que cumpriram com o requerimento mínimo do MSA e especificações das companhias tiveram o índice MSA calculado.

O índice MSA médio em 2014-15 para todos os animais do MSA foi de 57,61 – um aumento em 0,84 durante 12 meses, uma melhora significativa na qualidade de consumo dos animais do MSA nacionalmente.

Os registros de produtores no MSA também continuaram crescendo no ano passado, com 12% de aumento nos números, levando o número total de produtores no MSA na Austrália para 41.973. Dos mais de 4.300 novos produtores, mais de 3.500 são aprovados para fornecer carne bovina e 2.200 carne ovina. Os produtores estão cada vez mais adotando ferramentas de registros online, com 70% de todos os registros conduzidos online.

O desenvolvimento de marcas MSA continuou no ano passado, com 21 marcas de carne bovina e/ou de cordeiro se tornando licenciadas pelo MSA. Há agora 131 marcas licenciadas no mercado doméstico e de exportação, incluindo 115 específicas de carne bovina, 12 de carne de cordeiro e quatro multi-espécies.

Cerca de 917 estabelecimentos de varejo, foodservice, atacado e supermercados se licenciaram para vender a marca MSA durante o ano, 33% a mais que em 2013/14. Há atualmente 346 atacadistas licenciados no MSA fornecendo a 3330 foodservices licenciados no MSA e estabelecimentos de varejo no país.

Uma pesquisa mostrou que os açougues 55% dos açougues independentes vendem carne bovina MSA. Noventa e um por cento desses açougues classificaram sua satisfação com a carne bovina MSA como boa a excelente, comparado com 90% em 2013/14.

Fonte: Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.