As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão aumentaram fortemente em janeiro, com mais de 23,7 mil toneladas exportadas – volume recorde para o mês de janeiro, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). Em resposta ao aumento da demanda do Japão, os dados preliminares sugerem que as exportações australianas foram desviadas de outros mercados para ajudar o Japão a preencher sua falta de carne bovina – devido principalmente à barreira imposta à carne bovina dos EUA, como resultado do registro de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, no país norte-americano no último mês de dezembro.
As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão consistiram de 6,288 mil toneladas de carne bovina resfriada de animais alimentados a pasto, 6,946 mil toneladas de carne bovina resfriada de animais alimentados com grãos, 8,652 mil toneladas de carne bovina congelada de animais alimentados a pasto e 1,816 mil toneladas de carne bovina congelada de animais alimentados com grãos. O MLA disse que, apesar de suas importações provenientes da Austrália terem aumentado significativamente, provavelmente as importações de carne bovina do Japão cairão em janeiro com relação aos anos anteriores.
Em janeiro de 2003, o Japão importou cerca de 45 mil toneladas de carne bovina. Entretanto, com o Canadá e os EUA agora proibidos de exportar para o mercado japonês, o Japão agora está cada vez mais dependente do fornecimento australiano. Com muitos dos principais processadores da Austrália fechados até o meio de janeiro, as exportações ao Japão foram reprimidas até a segunda metade do mês. Com a expectativa de continuidade da forte demanda do Japão no curto prazo, as exportações australianas a este país deverão se manter fortes.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint