Austrália compete com Brasil e Índia nas Filipinas

A carne bovina brasileira e a carne de búfalos indiana com preços competitivos continuam gerando impacto no comércio de carne bovina da Austrália nas Filipinas. Os altos preços dos bovinos e a alta do dólar australiano afetaram a competitividade da Austrália durante o ano de 2004. Esses fornecedores alternativos estão, agora, dominando a oferta nas Filipinas.

Os volumes de carne bovina importados pelas Filipinas aumentaram 14% para 81.070 toneladas neste ano até setembro com relação ao mesmo período de 2003 (dados do Bureau of Animal Industry). Os países que obtiveram ganhos foram Nova Zelândia, Índia, países da América do Sul e Canadá, enquanto menores volumes foram registrados por Austrália e Estados Unidos.

De acordo com esses dados, a Índia continua sendo o maior fornecedor, com 42.814 toneladas exportadas no período (aumento de 18%). Os volumes da América do Sul totalizaram 21.526 toneladas (aumento de 17%). A Nova Zelândia exportou 6.271 toneladas (aumento de 52%) e o Canadá, 1.805 toneladas (aumento de 179%). Já os EUA tiveram redução de 74%, com apenas 634 toneladas exportadas.

Os dados do Departamento Australiano Oficial de Agricultura, Pescado e Silvicultura (DAFF) mostram que a Austrália exportou somente 1.550 toneladas de carne bovina neste ano até setembro, 74% a menos do que no ano passado.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

3M abre as porteiras para o I Encontro Nacional da Raça Limousin
4 de novembro de 2004
Consumo alimentar residual: um novo parâmetro para avaliar a eficiência alimentar de bovinos de corte
6 de novembro de 2004