As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em março apresentaram recorde mensal anterior, que tinha sido registrado em julho do ano passado, em 106.297 toneladas – o que é uma pequena surpresa, considerando os abates recordes nos estados do leste durante fevereiro e março.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em março apresentaram recorde mensal, que tinha sido registrado em julho do ano passado, em 106.297 toneladas – o que é uma pequena surpresa, considerando os abates recordes nos estados do leste durante fevereiro e março.
Embora o volume de março tenha aumentado em 19% com relação ao ano anterior, o volume total para os 12 meses até março foi de 1.151.903 toneladas, 18% a mais que no ano anterior, que inclui cinco meses quando o volume excedeu 100.000 toneladas e mais quatro meses com os volumes excedendo 90.000 toneladas. Essa combinação nunca tinha sido vista antes, destacando a extensão da seca que impulsionou os abates de bovinos e levantando questões sobre a disponibilidade de oferta para o restante do ano.
Durante março, os Estados Unidos se tornaram o maior mercado da Austrália pelo terceiro mês consecutivo, com 30.097 toneladas, à medida que os exportadores aproveitaram os preços recordes aos Estados Unidos. É interessante notar que os Estados Unidos foi o maior mercado para o primeiro trimestre, o que não tinha sido o caso desde 2003, antes do comércio ter sido prejudicado por causa de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB).
Se a atual taxa de exportação continuar pelos próximos três meses e o Japão continuar lento, os Estados Unidos chegarão muito perto de ultrapassar o Japão como o maior mercado do ano fiscal para 2013-14 – pela primeira vez desde 2003-04.
As vendas ao Japão permaneceram fracas, com o volume de março caindo em 7% com relação ao ano anterior, para 22.613 toneladas, apoiadas pela forte competição pela carne australiana em outros mercados.
Apesar de os coreanos agora terem que pagar uma tarifa 8% maior pela carne bovina australiana do que pelo produto dos Estados Unidos, as exportações australianas aumentaram em 14% com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 12.800 toneladas.
As exportações para a China em março aumentaram em 15% com relação ao ano anterior, para 14.151 toneladas, com uma forte demanda mostrando poucos sinais de diminuir nos próximos meses. Os volumes à Indonésia caíram pela metade com relação ao mês anterior, entretanto, aumentando levemente (1%) com relação ao ano anterior, para 3.047 toneladas, enquanto as exportações à Malásia aumentaram em 33% durante o período, para 1.319 toneladas.
As vendas ao Oriente Médio aumentaram em 15% com relação ao ano anterior em março, para 5.618 toneladas, continuando o fortalecimento recente, enquanto as exportações à União Europeia (UE) alcançaram o maior nível desde março de 1989, de 2.225 toneladas, ajudadas pelo melhor acesso à cota de carne de animais alimentados com grãos.
De fato, os volumes e valores de exportação aumentaram por um período maior, com pouco reflexo no preço na fazenda, devido à seca e a três décadas de altos níveis de abates. Entretanto, com a demanda internacional mostrando poucos sinais de que vai diminuir e as ofertas disponíveis de bovinos devendo cair na segunda metade do ano ou antes, se as chuvas recentes continuarem, os preços dos bovinos deverão responder. Nas duas últimas semanas, os preços dos bovinos jovens aumentaram em 13%, à medida que as chuvas caíram em muitas regiões afetadas pela seca de Queensland e New South Wales.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.