IBGE: abate de bovinos cresce 12,48% no segundo trimestre
30 de setembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/09/2005
4 de outubro de 2005

Austrália considera mudanças na legislação contra EEB

O Governo da Austrália está considerando mudar suas rígidas políticas relacionadas à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, o que permitiria vendas de carne bovina doméstica mesmo se fossem descobertos casos da doença.

Atualmente, todas as vendas de carne bovina seriam suspensas imediatamente se um caso de EEB fosse descoberto. A mudança proposta na política poderá abrir o mercado australiano para importações de carne bovina dos Estados Unidos e do Canadá, que tiveram incidências muito pequenas de EEB.

“Nós estamos atualmente examinando as implicações nas importações de uma mudança na política que permitiria, sob condições estritas e limitadas, carne bovina de países afetados pela EEB pela Austrália”, disse o ministro da Agricultura, Peter McGuaran.

A indústria de carnes tem intercedido fortemente sobre o assunto, dizendo que as atuais regulamentações contrapõem-se claramente a dados científicos estabelecidos e que um único caso de EEB poderia devastar a indústria de A$ 11 bilhões (US$ 8,34 bilhões).

Fonte: MeatingPlace.com (por Pete Hisey), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.