A última grande rede varejista que entrou no mercado da Austrália, a Costco, disse que somente venderá carne bovina de animais alimentados com grãos por 100 dias - 100-day grainfed beef - que seja classificada dentro dos Padrões de Carne da Austrália (Meat Standards Australia - MSA) para garantir a satisfação de consumo para seus clientes. A companhia dos Estados Unidos, que é um importante participante do cenário varejista mundial com 559 lojas na América, Ásia e Reino Unido, abriu sua primeira loja em Melbourne, na Austrália, em agosto.
A última grande rede varejista que entrou no mercado da Austrália, a Costco, disse que somente venderá carne bovina de animais alimentados com grãos por 100 dias – 100-day grainfed beef – que seja classificada dentro dos Padrões de Carne da Austrália (Meat Standards Australia – MSA) para garantir a satisfação de consumo para seus clientes. A companhia dos Estados Unidos, que é um importante participante do cenário varejista mundial com 559 lojas na América, Ásia e Reino Unido, abriu sua primeira loja em Melbourne, na Austrália, em agosto.
Em algo descrito como uma “atitude corajosa”, a Costco dedicou sua seção de carne bovina para cortes de carne resfriada classificadas pelo MSA fornecidas pela Cargill de Wagga Wagga, sul de New South Wales. “É novidade que a Costco somente venda carne bovina classificada como prêmio e não são muitos varejistas ou supermercados que cumprem esse tipo de qualidade”, disse o gerente de marketing e marcas da Cargill, Andrew Negline. “Eles são o primeiro varejista importante a realmente adotar vendas de MSA aos consumidores australianos nesse formato”.
O diretor gerente da Costco Wholesale Australia, Patrick Noone, disse que o uso de carne bovina MSA se encaixa na filosofia da companhia de fornecer a seus clientes “a melhor qualidade com o menor preço”. Ele disse que a companhia pesquisou o programa MSA e gostou do perfil de maciez e qualidade no consumo que os consumidores receberam com o produto de carne de animais alimentados com grãos por 100 dias, que foi classificado como três e quatro estrelas.
Noone disse que eles usavam a carne com a classificação choice do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nas lojas americanas e somente vendendo a carne bovina com classificação MSA na Austrália eles dariam aos clientes um produto de qualidade similar. “Queremos que a carne bovina que vendemos na Austrália tenha qualidade comparável à que vendemos em outras lojas ao redor do mundo”.
A carne bovina fornecida ao Costco em Melbourne é da marca MSA Riverine Premium que a Cargill lançou há dois anos para as vendas domésticas e internacionais. Entretanto, quando a Costco divide em pedaços e re-embala os cortes para sua loja de Melbourne, esses produtos recebem nova marca e são vendidos com a Kirkland Signature da Costco, que eles usam para uma série de produtos de qualidade que eles vendem, incluindo café, biscoitos, detergente e roupas. “Kirkland é nossa marca própria que usamos em bens que estamos envolvidos no processamento e o nome significa aos clientes que estamos por trás do produto e oferecemos a garantia de 100% do dinheiro de volta se eles não ficarem completamente satisfeitos”.
Negline disse que as especificações para a marca Riverine Premium MSA da Cargill incluem um mínimo de 100 dias de grãos, animais jovens de raças britânicas (principalmente Angus, Hereford e Shorthorn e seus cruzamentos), com peso de carcaça de 300-350 quilos e predominantemente dente de leite e dois dentes. Ele disse que é animador ver uma companhia como a Costco promovendo a carne bovina MSA ao público e esse pode ser um momento decisivo para o programa no sul.
Negline disse que as vendas de carne bovina da Costco está à frente das expectativas e a Cargill teve que aumentar seus abates de bovinos classificados como MSA para manter as ofertas. “Tivemos que aumentar nossos números, especialmente com a Costco comprando cerca de 30% de cada carcaça classificada (ao invés de somente os melhores cortes) o que é muito significante”.
Ele disse também que a marca Riverine está apresentando um bom crescimento nos mercados internacionais, com a rede de hipermercados coreana GS Mart comprando cerca de 100 toneladas por mês. Segundo ele foram feitas muitas negociações dentro da indústria sobre como a crise de créditos globais levou os consumidores a mudarem suas compras para cortes mais baratos de carne, com o reverso também sendo verdadeiro à medida que mais pessoas tentaram criar melhores refeições em casa ao invés de comer fora, em restaurantes. “Uma tendência significante da crise financeira global é que as pessoas estão fazendo mais refeições em casa. Assim, nossa marca Riverine Premium, com sua alta marmorização que normalmente só estaria disponível nos restaurantes, está atraindo uma boa demanda a nível varejista”.
Os dados são do suplemento Feedback de novembro/dezembro de 2009 do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.