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Austrália: Costco só venderá carne com marca MSA

A última grande rede varejista que entrou no mercado da Austrália, a Costco, disse que somente venderá carne bovina de animais alimentados com grãos por 100 dias - 100-day grainfed beef - que seja classificada dentro dos Padrões de Carne da Austrália (Meat Standards Australia - MSA) para garantir a satisfação de consumo para seus clientes. A companhia dos Estados Unidos, que é um importante participante do cenário varejista mundial com 559 lojas na América, Ásia e Reino Unido, abriu sua primeira loja em Melbourne, na Austrália, em agosto.

A última grande rede varejista que entrou no mercado da Austrália, a Costco, disse que somente venderá carne bovina de animais alimentados com grãos por 100 dias – 100-day grainfed beef – que seja classificada dentro dos Padrões de Carne da Austrália (Meat Standards Australia – MSA) para garantir a satisfação de consumo para seus clientes. A companhia dos Estados Unidos, que é um importante participante do cenário varejista mundial com 559 lojas na América, Ásia e Reino Unido, abriu sua primeira loja em Melbourne, na Austrália, em agosto.

Em algo descrito como uma “atitude corajosa”, a Costco dedicou sua seção de carne bovina para cortes de carne resfriada classificadas pelo MSA fornecidas pela Cargill de Wagga Wagga, sul de New South Wales. “É novidade que a Costco somente venda carne bovina classificada como prêmio e não são muitos varejistas ou supermercados que cumprem esse tipo de qualidade”, disse o gerente de marketing e marcas da Cargill, Andrew Negline. “Eles são o primeiro varejista importante a realmente adotar vendas de MSA aos consumidores australianos nesse formato”.

O diretor gerente da Costco Wholesale Australia, Patrick Noone, disse que o uso de carne bovina MSA se encaixa na filosofia da companhia de fornecer a seus clientes “a melhor qualidade com o menor preço”. Ele disse que a companhia pesquisou o programa MSA e gostou do perfil de maciez e qualidade no consumo que os consumidores receberam com o produto de carne de animais alimentados com grãos por 100 dias, que foi classificado como três e quatro estrelas.

Noone disse que eles usavam a carne com a classificação choice do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nas lojas americanas e somente vendendo a carne bovina com classificação MSA na Austrália eles dariam aos clientes um produto de qualidade similar. “Queremos que a carne bovina que vendemos na Austrália tenha qualidade comparável à que vendemos em outras lojas ao redor do mundo”.

A carne bovina fornecida ao Costco em Melbourne é da marca MSA Riverine Premium que a Cargill lançou há dois anos para as vendas domésticas e internacionais. Entretanto, quando a Costco divide em pedaços e re-embala os cortes para sua loja de Melbourne, esses produtos recebem nova marca e são vendidos com a Kirkland Signature da Costco, que eles usam para uma série de produtos de qualidade que eles vendem, incluindo café, biscoitos, detergente e roupas. “Kirkland é nossa marca própria que usamos em bens que estamos envolvidos no processamento e o nome significa aos clientes que estamos por trás do produto e oferecemos a garantia de 100% do dinheiro de volta se eles não ficarem completamente satisfeitos”.


Foto 1. Jon Davis, gerente do setor de carnes do Costco Wholesale em Melbourne com um pacote de carne bovina resfriada MSA fornecida pela Cargill Australia

Negline disse que as especificações para a marca Riverine Premium MSA da Cargill incluem um mínimo de 100 dias de grãos, animais jovens de raças britânicas (principalmente Angus, Hereford e Shorthorn e seus cruzamentos), com peso de carcaça de 300-350 quilos e predominantemente dente de leite e dois dentes. Ele disse que é animador ver uma companhia como a Costco promovendo a carne bovina MSA ao público e esse pode ser um momento decisivo para o programa no sul.

Negline disse que as vendas de carne bovina da Costco está à frente das expectativas e a Cargill teve que aumentar seus abates de bovinos classificados como MSA para manter as ofertas. “Tivemos que aumentar nossos números, especialmente com a Costco comprando cerca de 30% de cada carcaça classificada (ao invés de somente os melhores cortes) o que é muito significante”.

Ele disse também que a marca Riverine está apresentando um bom crescimento nos mercados internacionais, com a rede de hipermercados coreana GS Mart comprando cerca de 100 toneladas por mês. Segundo ele foram feitas muitas negociações dentro da indústria sobre como a crise de créditos globais levou os consumidores a mudarem suas compras para cortes mais baratos de carne, com o reverso também sendo verdadeiro à medida que mais pessoas tentaram criar melhores refeições em casa ao invés de comer fora, em restaurantes. “Uma tendência significante da crise financeira global é que as pessoas estão fazendo mais refeições em casa. Assim, nossa marca Riverine Premium, com sua alta marmorização que normalmente só estaria disponível nos restaurantes, está atraindo uma boa demanda a nível varejista”.

Os dados são do suplemento Feedback de novembro/dezembro de 2009 do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.

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