Os Estados Unidos não deverão aumentar a cota de importação de carne bovina oriunda da Austrália, que atualmente é de A$ 2 bilhões (US$ 1,13 bilhão), segundo anunciou o ministro do Comércio australiano, Mark Vaile.
Vaile admitiu que será muito difícil conseguir aumentar a cota de exportação de carne bovina aos EUA, que atualmente é de 376 mil toneladas por ano, mas o embaixador da Austrália em Washington disse que continuará tentando obter isso junto ao país norte-americano.
Vaile esteve discutindo este assunto com o representante comercial dos EUA, Bob Zoellick, que disse que, a curto prazo, é muito difícil que isso aconteça. Segundo o ministro australiano, Zoellick não negou definitivamente o pedido, mas deixou claro que isto não deve ocorrer dentro de pouco tempo.
Atualmente, toda carne bovina da Austrália que é exportada aos EUA acima da cota de 376 mil toneladas está sujeita a uma tarifa de 26%, o que encarece demais a carne. Caso não houvesse essa cota, a carne bovina australiana, que é geralmente mais barata do que a norte-americana, teria uma grande participação neste mercado.
Fonte: TheAge, adaptado por Equipe BeefPoint