Os principais participantes da indústria da carne vermelha da Austrália concordaram nesta semana com os padrões que servirão de base para o novo esquema de Segurança na Produção de Animais Bovinos (Livestock Production Assurance – LPA) que está sendo desenvolvido para a cadeia.
O desenvolvimento do esquema LPA está sendo feito por todos os setores da cadeia após a revisão feita na semana passada da garantia de qualidade nas fazendas e está designado a melhorar as garantias de segurança dos alimentos, bem como a integridade dos produtos.
O presidente do Comitê de Direção do LPA, Malcolm Foster, disse que o novo esquema fornecerá outra ferramenta para fortalecer a já excelente reputação internacional da integridade dos produtos da Austrália.
“Isto terá que ser comercialmente direcionado. Isso também fortalecerá os sistemas formais disponíveis à indústria para fornecer garantias aos consumidores daqui e de outros mercados”.
Todos os setores da indústria estão representados no Comitê de Direção do LPA, incluindo os produtores de bovinos, ovinos e caprinos, exportadores de animais vivos, processadores domésticos e exportadores, estabelecimentos de leilão, varejistas, estabelecimentos de engorda, governos federal e estaduais e processadores de alimentos.
Para obter o nível um de credenciamento ao LPA, os produtores deverão manter os registros básicos dos elementos chave, como animais, colheitas, tratamentos das pastagens, e estarão sujeitos a auditorias aleatórias.
Todos os produtores estarão inicialmente aptos a ganhar um credenciamento provisório através do simples registro no esquema, antes de ganhar o credenciamento total.
“A revisão feita no ano passado mostrou que os produtores estão confiantes em fornecer garantias sobre a segurança e a integridade de seus produtos e mais que preparados para fornecer um credenciamento inicial provisório para todos os produtores identificados”.
“O fornecimento de um sistema formal para isso e o apoio deste sistema fortalecerão e melhorarão as garantias de segurança dos alimentos e a integridade dos produtos na indústria da carne vermelha”.
Detalhes do nível dois do credenciamento no LPA ainda não foram finalizados, mas deverão cobrir elementos específicos, como a gestão ambiental, para se adequar aos requerimentos específicos dos consumidores. É provável que estes padrões para o nível dois sejam baseados nos elementos já existentes em programas de Garantia de Qualidade, como o CATTLECARE e o Flockcare.
Fonte: Meat and Livestock Australia (por Megan Ball), adaptado por Equipe BeefPoint