O Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura (DAFF, sigla em inglês) da Austrália desenvolveu uma política nacional para vacinação contra a febre aftosa, aumentando a prontidão do país contra a doença.
O Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura da Austrália (DAFF, sigla em inglês), desenvolveu uma política nacional para vacinação contra a febre aftosa, aumentando a prontidão do país contra a doença.
O vice-secretário do DAFF, Rona Mellor, disse que a vacinação está cada vez mais sendo reconhecida como parte importante do controle de um foco de aftosa. “Embora a Austrália seja livre de febre aftosa há mais de 100 anos, a doença ainda é, de longe, a ameaça mais significante de biossegurança para as indústrias pecuárias da Austrália”,
“Ao invés de considerar a vacinação como ‘medida de último caso’ no controle de um foco de aftosa, a Austrália agora considerará o potencial papel da vacinação como parte de uma resposta estratégica assim que a entrada da doença for detectada”disse Mellor.
Tanto as experiências estrangeiras como os estudos de modelagem da doença feitos na Austrália mostraram que, em certas circunstâncias, a vacinação precoce é essencial para o controle efetivo da doença.
Com a nova política em ação, o Grupo Conselheiro de Especialistas em Vacinação contra Febre Aftosa está agora desenvolvendo diretrizes detalhadas identificando as circunstancias pelas quais a vacinação será uma estratégia útil e a melhor estratégia para diferentes cenários de focos da doença.
Durante a recente reunião do Conselho Permanente de Indústrias Primárias (SCoPI), o Governo australiano e todos os estados e territórios endossaram a política nacional sobre o uso de vacinação durante o foco de febre aftosa.
A atualização alinha melhor a política de vacinação contra febre aftosa da Austrália com as tecnologias avançadas de vacinação, perspectivas da comunidade e padrões e práticas internacionais.
O Grupo Conselheiro de Especialistas em Vacinação contra Febre Aftosa fará reuniões com a indústria em 2012 para garantir contínuas informações.
Estima-se que em uma ocorrência improvável de febre aftosa, a doença custaria à Austrália até A$ 16 bilhões (US$ 15,50 bilhões). Isso é baseado no pior cenário de uma epidemia de 12 meses disseminada em uma grande área.
Fonte: thebeefsite.com, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.