Em seis leilões, Expoinel 2003 já superou o faturamento do ano passado
23 de setembro de 2003
Touro Devon é arrematado por R$ 5.740 no RS
25 de setembro de 2003

Austrália envia delegação da indústria de carnes para a China

A entidade australiana que representa a indústria da carne australiana, Meat and Livestock Australia (MLA), enviou uma delegação à China na semana passada para investigar oportunidades de mercado para exportações de carnes vermelhas após o recente acordo que foi fechado dando acesso a mercados entre os dois países.

O diretor gerente do MLA, Mark Spurr, disse que um melhor entendimento do mercado é crucial para se obter sucesso em longo prazo. “A China tem um potencial significante, mas é também um mercado muito complexo e desafiador. Não se pode esquecer que a China é um exportador líquido de produtos agrícolas e que eles têm um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, com 110 milhões de cabeças. Além disso, trata-se de um mercado incrivelmente diverso e que está passando por mudanças extremamente rápidas em sua economia e infra-estrutura”.

Spurr disse que o mercado chinês apresenta tanto oportunidades como desafios. “Será importante que nós tenhamos um acesso de longo prazo e, para fazer isso, precisamos de um entendimento abrangente sobre o mercado”.

Durante a visita de uma semana, a delegação do MLA se reunirá com oficiais do governo chinês e do governo australiano, operadores de indústrias de carnes da China e visitará fazendas, estabelecimentos de engorda, empresas de processamento e atacado.

Spurr disse que a recente assinatura de protocolos de acesso a mercados entre a Austrália e a China garantirá à Austrália um importante começo contra países competidores como o Brasil.

“Em curto prazo provavelmente haverá boas oportunidades para exportações de miúdos australianos. Mais adiante fica realmente difícil dizer ainda como será e por isso nós estamos aqui”.

A Austrália exportou 11.629 toneladas de carne vermelha para a China em 2002 – sendo 9.295 toneladas de carne ovina e 2.334 toneladas de carne bovina – e 9.130 toneladas de miúdos. O valor deste comércio para a Austrália em 2002 foi de A$ 64,4 milhões (US$ 43,70 milhões).

Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.