As exportações australianas de carnes registraram forte alta no mês de março. Os embarques no primeiro trimestre deste ano ficaram bastante acima na comparação com o mesmo período em 2004. Os dados foram divulgados no website do ministério da Agricultura da Austrália.
As exportações de carne bovina em março ficaram em 84.697 toneladas, aumento de 16% na comparação com fevereiro e de 11% na comparação com igual mês de 2004. O Japão foi o maior consumidor no período, adquirindo 39.175 toneladas. Mas a melhora das exportações se deve ao aumento das vendas para os EUA, com 29.425 toneladas (+37%), e para a Coréia do Sul, com 10.213 toneladas (+27%).
No trimestre, a alta foi de 5%, para 199.344 toneladas na comparação com os primeiros três meses de 2004. Foram exportadas 98.765 toneladas para o Japão, 24.374 toneladas para a Coréia do Sul e 62.342 toneladas para os Estados Unidos no período. Juntos, os três países receberam 93% das exportações de carne da Austrália no período.
As vendas de carne bovina rendem mais de US$ 4 bilhões australianos por ano para o país. Este setor é um dos mais importantes do país.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Fabíola Gomes), adaptado por Equipe BeefPoint