Ricardo Burgi: pecuária intensiva e rentabilidade
19 de fevereiro de 2004
A epidemia da vaca louca (parte 2)
25 de fevereiro de 2004

Austrália exporta menos em janeiro

Os dados de exportação de carne bovina da Austrália divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura (Department of Agriculture, Fisheries and Forestry – DAFF), revelaram que enquanto o total das exportações em janeiro declinou 11% com relação ao ano anterior, para 45.965 toneladas, as exportações ao Japão atingiram um volume recorde, aumentando 40% com relação ano mesmo mês de 2003, para 23,7 mil toneladas.

As exportações de carne bovina australiana aos Estados Unidos em janeiro, de 13,77 mil toneladas, foram 25% menores do que os níveis do ano anterior, à medida que os exportadores da Austrália desviaram seus produtos para outros mercados, particularmente o Japão. As exportações de carne bovina resfriada para os EUA reduziram muito à medida que mais carne bovina doméstica com preços mais acessíveis se tornava disponível no mercado após a barreira imposta à carne bovina dos EUA por grande parte dos mercados de exportação.

As exportações recordes de carne bovina australiana ao Japão em janeiro aconteceram devido, em grande parte, à forte demanda por carne bovina importada, dada à redução na oferta ocorrida após a barreira imposta ao produto dos EUA.

As exportações de carne bovina australiana à Coréia caíram 14% em janeiro, para 3,58 mil toneladas, o sétimo declínio mensal consecutivo com relação ao ano anterior. Similar ao que aconteceu com a Coréia, as exportações também declinaram ao Canadá, México e Filipinas, enquanto as exportações à Taiwan aumentaram 17% com relação ao ano passado, para 1.754 toneladas.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.