Previdência inicia fiscalização especial em frigoríficos
15 de junho de 2005
Argentina poderá aumentar exportações de carne em 15%
17 de junho de 2005

Austrália: exportação de carne aumentou 13% em maio

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram 13% durante o mês de maio, com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 90,7 mil toneladas, o maior volume mensal desde julho de 2001 (de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura). Esses dados levaram a um aumento dos envios nos primeiros cinco meses de 2005 para 374 mil toneladas, 10% a mais do que no mesmo período do ano anterior e o segundo maior nível registrado.

O aumento das exportações durante o mês de maio ocorreu principalmente devido às maiores exportações ao Japão e aos Estados Unidos, enquanto as exportações para a Coréia foram significantemente menores. Juntos, esses três países representaram 93% das exportações de carne bovina da Austrália durante o mês de maio.

As exportações ao Japão, maior mercado da Austrália, aumentaram 21% com relação ao mesmo mês de 2004, para 39 mil toneladas, um recorde para o mês de maio. A maioria do aumento ocorreu na categoria de carne bovina oriunda de animais alimentados com grãos, cujo aumento foi de 34%, para 17,5 mil toneladas, refletindo a expansão no setor de estabelecimentos de engorda da Austrália para suprir a lacuna deixada pela ausência da carne bovina dos EUA. Nos primeiros cinco meses de 2005, foram exportadas um recorde de 176 mil toneladas de carne bovina ao Japão, 19% a mais do que no mesmo período de 2004.

Para os EUA, a Austrália exportou 38,5 mil toneladas de carne bovina no mês de maio, 20% a mais do que em maio de 2004 e o maior envio mensal para este mercado em 30 meses. Os envios aos EUA aumentaram em resposta aos favoráveis retornos do mercado norte-americano, com as exportações acumuladas neste ano até agora aumentando 10% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 133 mil toneladas.

Em contraste, as exportações para a Coréia no mês de maio foram 33% menores do que em 2004, ficando em 6,9 mil toneladas, principalmente devido aos grandes volumes de carne bovina australiana estocados na Coréia. É interessante notar que, embora as exportações de carne bovina oriunda de animais alimentados a pasto tenham caído 45%, para 5,15 mil toneladas, as exportações de carne de animais alimentados com grãos aumentaram 73%, para 1,75 mil toneladas. Nos primeiros cinco meses do ano, 38,1 mil toneladas de carne bovina foram exportadas à Coréia, 2% a menos do que o recorde atingido no ano passado.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.