As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália durante o mês de novembro declinaram em 3% com relação ao ano anterior, à medida que as incertezas referentes à crise global nos créditos, associadas à recessão econômica, ofuscaram qualquer impacto positivo da queda do dólar australiano.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália durante o mês de novembro declinaram em 3% com relação ao ano anterior, à medida que as incertezas referentes à crise global nos créditos, associadas à recessão econômica, ofuscaram qualquer impacto positivo da queda do dólar australiano. As exportações no mês totalizaram 84.451 toneladas, à medida que as questões de créditos e pagamentos para a Rússia reduziram os envios de carne australiana a este mercado, enquanto também foram registrados declínios nos envios ao Japão e à Coréia.
Depois de comprar mais de 71 mil toneladas de carne bovina australiana durante os primeiros dez meses de 2008, incluindo 17,5 mil toneladas durante o mês de maio, os envios da Austrália à Rússia durante novembro totalizaram somente 713 toneladas. Apesar de haver uma pequena previsão de volumes maiores serem enviados à Rússia em dezembro, este ainda terminará o ano de 2008 como o quarto maior mercado de carne bovina da Austrália, ultrapassando Indonésia e Taiwan.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália ao Japão declinaram em 26% com relação ao ano anterior durante o mês de novembro, para 26.893 toneladas – 23% a menos que a média de novembro dos últimos cinco anos (35,06 mil toneladas). Os envios no mês foram impactados pela menor oferta australiana, enquanto a piora nas condições econômicas do Japão continuou prejudicando a demanda.
Embora os envios à Coréia em novembro tenham caído em 17% com relação ao ano anterior, para 13.935 toneladas, grande parte deste declínio foi devido aos envios recordes em novembro do ano anterior (16.792 toneladas).
Depois de um baixo desempenho no primeiro semestre de 2008, as exportações de carne bovina da Austrália aos Estados Unidos atingiram seu mais alto nível em 18 meses durante novembro, aumentando em 32% com relação ao ano anterior, para 29.174 toneladas. O dólar australiano significantemente menor assistiu o aumento nos envios aos EUA, bem como a maior disponibilidade de produtos após a queda nos envios à Rússia e, em uma menor extensão, ao Japão.
A demanda permaneceu forte no Sudeste da Ásia, com exportações em novembro para Indonésia, Filipinas e Hong Kong aumentando em 12%, 131% e 26%, respectivamente, com relação ao mesmo período do ano anterior. Similarmente, os volumes exportados a Taiwan aumentaram em 22% com relação ao ano anterior, para 2.426 toneladas, enquanto os envios à China aumentaram para 583 toneladas – um recorde mensal.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.