As exportações de carne bovina da Austrália, que aumentaram 1%, para A$ 4,6 bilhões (US$ 3,53 bilhões) no ano passado, enfrentam um futuro muito volátil, à medida que os EUA e América do Sul intensificam sua competição, de acordo com o Rabobank.
O valor das exportações australianas de carne bovina deverá aumentar neste ano e os preços dos bovinos deverão permanecer em níveis recordes. No ano passado, as exportações de carne bovina da Austrália foram de 914 mil toneladas.
O Rabobank informa que a competição começará a ser sentida no próximo ano, quando os fatores que atualmente prejudicam os exportadores da América do Norte e do Sul estarão resolvidos.
Atualmente, a Austrália tem acesso quase exclusivo aos mercados de alto valor da Bacia do Pacífico, particularmente Japão e Coréia do Sul. Já na América do Sul, o Brasil atualmente está enfrentando o surgimento de focos de febre aftosa em algumas regiões. Na Argentina, o Governo decidiu suspender as exportações por 180 dias com o intuito de reduzir os preços domésticos.
A Austrália se beneficia com estas condições em curto prazo, mas o quadro mudará no ano que vem, com a produção de carne bovina dos EUA devendo aumentar e o país buscando retornar ao mercado do Japão e da Coréia. A reportagem é de Philip Hopkins, para o site TheAge.com.au.