As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália no mês de julho aumentaram em 8% com relação ao ano anterior, à medida que a demanda de exportação continuou melhorando lentamente, destacadas pelos maiores envios à Coreia, Indonésia e Rússia. Assistidas pela maior produção em junho e julho, as exportações para o mês passado totalizaram em 89.623 toneladas - o maior volume mensal desde outubro de 2008, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca da Austrália (DAFF, sigla em inglês).
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália no mês de julho aumentaram em 8% com relação ao ano anterior, à medida que a demanda de exportação continuou melhorando lentamente, destacadas pelos maiores envios à Coreia, Indonésia e Rússia. Assistidas pela maior produção em junho e julho, as exportações para o mês passado totalizaram em 89.623 toneladas – o maior volume mensal desde outubro de 2008, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca da Austrália (DAFF, sigla em inglês).
As exportações ao Japão durante julho declinaram em 2% com relação ao ano anterior, para 32.334 toneladas – o maior volume mensal total desde março (39.283 toneladas). Apesar da menor demanda de consumo no Japão, junto com o alto dólar australiano, terem continuado levando a menores retornos com exportações de carne bovina, as exportações totais para os primeiros sete meses de 2010 caíram somente 3% com relação ao ano anterior, para 204.370 toneladas.
Embora ainda a um nível historicamente baixo, as exportações aos Estados Unidos para o mês de julho aumentaram em 2% com relação ao ano anterior, para 20.699 toneladas – 7% a menos que a média dos últimos cinco anos para o mês de julho. Uma combinação de alto dólar australiano, menores ofertas de carne bovina processada e forte competição com outros mercados, incluindo Rússia, continua a manter os volumes de exportação aos Estados Unidos baixos, mesmo com os atraentes preços.
Os envios à Coreia durante julho foram novamente grandes, de 11.948 toneladas, levando as exportações até agora em 2010 a esse mercado para mais de 70.000 toneladas – 16% acima do período correspondente de 2009.
Tanto Rússia como Indonésia registraram um aumento nas compras de carne australiana durante julho, ficando em 4.618 toneladas e 5.201 toneladas, respectivamente. Para a Rússia, a redução nas importações da América do Sul, mais notavelmente da Argentina, ajudou a impulsionar a demanda por carne australiana, com as exportações nos primeiros sete meses do ano aumentando em 138% com relação ao ano anterior, para 19.732 toneladas.
A demanda do Sudeste da Ásia também continuou alta em julho, com aumentos com relação ao ano anterior nas vendas para Filipinas, Malásia, Tailândia e Cingapura. As exportações ao Oriente Médio excederam 2.000 toneladas pelo segundo mês consecutivo, com os envios totais em 2010 aumentando em 56% com relação ao ano anterior, para 11.597 toneladas.
Para os primeiros sete meses de 2010, as exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália totalizaram 525.719 toneladas – 4% a menos que no mesmo período de 2009.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.