Mercado Físico da Vaca – 09/02/09
9 de fevereiro de 2009
Mercados Futuros – 10/02/09
11 de fevereiro de 2009

Austrália: exportações crescem 14% em janeiro

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em janeiro foram de 50.028 toneladas, 14% a mais do que no ano anterior e 10% a mais que a média dos últimos cinco anos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca do país.

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em janeiro foram de 50.028 toneladas, 14% a mais do que no ano anterior e 10% a mais que a média dos últimos cinco anos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca do país.

Contribuindo com o aumento nas exportações com relação ao mesmo mês de 2008 estiveram as vendas aos Estados Unidos, Japão e Indonésia, enquanto os volumes declinaram significantemente nos envios para Coreia e Rússia. A desvalorização do dólar australiano com relação ao dólar dos Estados Unidos e o iene japonês ajudaram bastante no volume de exportações a esses dois mercados durante o mês de janeiro.

Os envios aos EUA durante janeiro aumentaram em 39% com relação ao ano anterior, para 15.619 toneladas – o maior volume exportado no começo do ano desde 2003. A recessão nos EUA tem aumentado a demanda por carne bovina mais barata, especialmente para o processamento da carne, que representa a maior participação das exportações de carne bovina australiana aos EUA. Assistindo os maiores volumes e altamente influenciados pelo menor dólar australiano, os preços de exportação da carne bovina processada 90CL (90% carne, 10% gordura), principal produto australiano exportado aos EUA, ficaram em média 22% maiores do que no ano anterior.

As exportações ao Japão durante janeiro aumentaram em 30% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 21.905 toneladas. Apesar do aumento nos envios, o retorno aos exportadores australianos permaneceu fraco por que os benefícios do menor dólar australiano foram repassados aos consumidores japoneses na forma de menores preços com o objetivo de estimular a demanda. Os preços de exportações da carne bovina australiana deverão melhorar nos próximos meses, especialmente à medida que as compras da Coreia e da Rússia forem retomadas.

As exportações australianas à Coreia declinaram em 50% com relação ao ano anterior durante janeiro, para 4.282 toneladas – o menor volume mensal desde julho de 2004. Grande parte do declínio pode ser atribuído ao grande estoque de carne bovina dos EUA congelada.

As exportações australianas à Indonésia durante janeiro mais que dobraram com relação ao ano anterior, chegando a 3.127 toneladas, enquanto também foram registrados maiores volumes exportados para Filipinas (489 toneladas), Taiwan (1.267 toneladas) e China (232 toneladas).

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.