A escassa oferta de carne bovina norte-americana, junto com os preços favoráveis da carne processada, contribuíram para um aumento de 42% nos envios aos Estados Unidos durante o mês de setembro, para 17.854 toneladas. Um recorde mensal total de carne bovina australiana foi enviado à China, de 4.060 toneladas, levando as exportações totais até agora para 9.745 toneladas – 91% acima das vendas no mesmo período de 2011.
As exportações australianas de carne bovina e de vitelo em setembro caíram 2% com relação ao ano anterior, para 79.935 toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura (DAFF), limitadas pela fraca demanda no Japão e na Coreia, junto com o alto dólar australiano.
As exportações totais para os primeiros nove meses de 2012, por outro lado, se mantiveram estáveis com relação ao mesmo período do ano anterior, em 693.360 toneladas, com um desempenho mais fraco no geral no Japão e na Coreia compensado por maiores envios aos Estados Unidos e Sudeste da Ásia.
As exportações ao Japão continuam sendo afetadas pelo forte dólar australiano, aumentando a competição com os Estados Unidos e a fraca demanda, com as exportações para setembro caindo 20% com relação ao ano anterior, para 22.647 toneladas. As exportações para os primeiros nove meses de setembro caíram 6% com relação ao ano anterior, principalmente devido à contração na demanda por cortes resfriados de maior valor.
As exportações à Coreia aumentaram 5% com relação ao mês anterior, para 11.751 toneladas – devido a um aumento na demanda pelo Chuseok (festival de ação de graças coreano). Entretanto, apesar do aumento com relação a agosto, as exportações em setembro caíram 3% com relação ao ano anterior, com os envios totais de janeiro a setembro caindo 25% com relação ao ano anterior, para 82.202 toneladas.
A escassa oferta de carne bovina norte-americana, junto com os preços favoráveis da carne processada, contribuíram para um aumento de 42% nos envios aos Estados Unidos durante o mês de setembro, para 17.854 toneladas. As exportações ao Canadá também foram maiores em setembro, aumentando em 98% com relação ao ano anterior, para 1.911 toneladas. Para os primeiros nove meses de 2012, as exportações australianas de carne bovina aos Estados Unidos aumentaram 38% com relação ao ano anterior, enquanto os envios ao Canadá aumentaram em 52%.
Junto com os Estados Unidos, alguns dos mercados emergentes apoiaram as exportações de carne bovina australiana durante setembro. Um recorde mensal total de carne bovina australiana foi enviado à China, de 4.060 toneladas, levando as exportações totais até agora para 9.745 toneladas – 91% acima das vendas no mesmo período de 2011.
As exportações à Cingapura (1.223 toneladas) aumentaram 92% com relação ao ano anterior, enquanto as exportações a Taiwan (3.335 toneladas) e União Europeia (1.227 toneladas) aumentaram 26% com relação ao ano anterior.
As exportações de carne bovina à Indonésia durante setembro continuaram caindo, 51% com relação ao ano anterior, para 1.644 toneladas. A Rússia seguiu uma tendência similar, caindo 62% com relação ao ano anterior, para 2.722 toneladas.
A reportagem é do MLA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.