De acordo com dados de exportação divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Floresta (Department of Agriculture, Fisheries and Forestry – DAFF) da Austrália, as exportações de carne bovina e de vitelo do país durante setembro caíram 10% em relação às do ano anterior, para 71,482 mil toneladas. Apesar de as exportações em setembro terem aumentado em mercados como Japão e Estados Unidos, na maioria dos demais mercados, houve queda das vendas, com grandes reduções ocorrendo particularmente no Canadá, Coréia, Indonésia e Filipinas.
As exportações australianas de carne bovina e de vitelo para os EUA atingiram seu recorde em setembro, ficando em 34,521 mil toneladas, o que denota um aumento de 27% em relação às do ano anterior. Apesar de as exportações em todo o ano até esse mês terem sido 9% menores que as do mesmo período do ano anterior – 259,851 mil toneladas -, o recente grande aumento das vendas externas australianas aconteceu devido a uma combinação fatores como o fortalecimento nos preços da carne bovina importada nos EUA, juntamente com a oferta limitada de carne bovina importada, particularmente oriunda do Canadá e da Nova Zelândia no mercado estadunidense.
As exportações australianas de carne bovina ao Canadá continuaram a apresentar níveis muito baixos, com as exportações durante setembro totalizando somente 700 toneladas, 90% a menos do que no mesmo mês do ano anterior (7,4 mil toneladas).
Entretanto, as vendas de carne bovina e de vitelo da Austrália ao Japão nesse mês aumentaram 8% em relação às do ano passado, para 24,642 mil toneladas, levando as exportações totais nos primeiros nove meses do ano a 208 mil toneladas, 27% acima das do mesmo período do ano anterior, mas ainda 19% menores que os níveis exportados antes do surgimento de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país asiático (de janeiro a setembro de 2001). Um declínio da demanda por carne bovina na Coréia levou a uma queda de 55% nas exportações do produto da Austrália a este mercado, que ficou em 3,793 mil toneladas, o volume mensal mais baixo já exportado a esse destino desde agosto de 2001.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aos países do sudeste da Ásia caíram vertiginosamente em setembro, particularmente para a Indonésia, onde grandes ofertas de carne bovina doméstica levaram à queda da demanda pelo produto importado.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint