As exportações de carne bovina da Austrália caíram 6% no ano fiscal de 2001-02, que terminou em 30 de junho, com volumes enviados ao Japão atingindo o menor nível desde 1991-92, segundo dados divulgados pelo Meat & Livestock Australia.
Para a estação produtiva de 2001-02, a Austrália exportou 902 mil toneladas de carne bovina. “Os efeitos da crise gerada pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão fez com que as exportações neste ano fiscal declinassem para o menor nível desde 1991/1992, cerca de 28% menor do que no ano anterior, para 243 mil toneladas enviadas”.
A descoberta no ano passado de casos de EEB no Japão provocou uma queda abrupta na demanda por carne bovina neste país. O medo gerado nos consumidores japoneses fez com que o governo instituísse um sistema de compra de carnes.
Em junho, as exportações de carne bovina da Austrália ao Japão caíram 28% com relação ao ano anterior, para 19,6 mil toneladas.
O maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália no ano fiscal de 2001-02 foi os Estados Unidos, comprando 45% ou 403 mil toneladas das exportações totais australianas, o que denota um aumento de 3,5% com relação ao ano fiscal anterior. Em junho, o país comprou 37 mil toneladas de carne bovina australiana, 9% a mais do que no ano anterior.
As exportações de carne bovina da Austrália à Coréia do Sul também aumentaram no último ano fiscal, em 25%, para 71 mil toneladas, enquanto as exportações ao Canadá aumentaram 39%, para 67 mil toneladas.
Quase dois terços da produção de carne bovina da Austrália é exportada, fazendo com que este país seja o maior exportador de carne bovina do mundo.
Fonte: Dow Jones Newswires (por Wong Chia Peck), adaptado por Equipe BeefPoint