Marcas Wagyu separadas criam distinção entre puros e híbridos na Austrália
20 de junho de 2013
Bertin diz ter sofrido fraude no JBS de quase R$ 2,5 bi
20 de junho de 2013

Austrália: exportações de carne bovina deverão ser recordes em 2013/14, com aumento de 7%

O aumento será apoiado por uma demanda mais forte da Ásia, enquanto um aumento da demanda dos Estados Unidos deverá compensar a queda nas vendas em outros mercados, incluindo o Japão, após o fim das restrições às importações de carne bovina americana.

A Austrália exportará uma quantidade recorde de carne bovina em 2013/14, direcionada pela forte demanda dos Estados Unidos e mercados emergentes, incluindo a China, de acordo com previsões da Agência Australiana de Agricultura, Recursos Econômicos e Ciência (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences – ABARES).

As exportações de carne bovina e de vitelo na próxima estação deverão totalizar 1,07 milhão de toneladas, mais que o recorde de 1,015 milhão nesse ano, segundo a ABARES. O aumento será apoiado por uma demanda mais forte da Ásia, enquanto um aumento da demanda dos Estados Unidos deverá compensar a queda nas vendas em outros mercados, incluindo o Japão, após o fim das restrições às importações de carne bovina americana.

A última previsão de exportações para o ano comercial de 2013/14 aumentou 7% com relação à previsão de março da ABARES. A ABARES disse que a demanda na atual estação aumentou substancialmente na China, onde uma classe média mais rica está cada vez mais se voltando a uma dieta mais rica em proteína e previu crescimento nas vendas de cerca de 10%. A China deverá se tornar o quarto maior mercado para as exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália nesse ano.

Desde setembro de 2012, as exportações mensais à China ficaram em média em 9.000 toneladas, comparado com as exportações médias mensais de cerca de 500 toneladas nos cinco anos até agosto de 2012. Em 2013-14, as exportações à China deverão aumentar para cerca de 120.000 toneladas.

A ABARES notou que as exportações australianas obtiveram um acesso favorável na China após esse país restringir as vendas dos Estados Unidos e do Brasil por causa das notícias relacionadas à encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

As exportações australianas de carne bovina ao sudeste da Ásia aumentariam 6% durante a estação de 2013/14, alcançando 95.000 toneladas, segundo a ABARES, compensando uma queda nas vendas esperadas à Indonésia, anteriormente um dos maiores mercados da Austrália. As maiores exportações a Filipinas, Malásia e Cingapura mais que compensaram o declínio de 24% nas exportações à Indonésia, que estão sendo restritas pela manutenção do governo desse país de uma cota de importação de carne.

As vendas aos Estados Unidos deverão aumentar 10% em 2013/14, direcionadas pelas menores ofertas domésticas e maior demanda por carne bovina australiana, ajudadas pelo dólar mais fraco.

Entretanto, a ABARES espera que as exportações ao Japão declinem após terem retirado suas restrições às importações dos Estados Unidos em fevereiro, enfraquecendo a medida de segurança contra EEB que frustraram os produtores americanos por uma década.

Com relação à estação atual, a ABARES divulgou que as exportações australianas em 2013/14 deverão declinar 7%, à medida que as importações dos Estados Unidos está tomando uma participação maior do mercado à custa da carne bovina australiana.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.