A competição no norte da Ásia, acentuada pela fraca demanda e pelo alto dólar australiano sustentaram a pressão sobre a carne australiana no Japão e na Coreia, enquanto as exportações continuaram aumentando aos Estados Unidos. As exportações nos primeiros oito meses de 2012, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, estão ainda 0,3% maiores, em 613.425 toneladas.
Condições econômicas desafiadoras, combinadas com produção escassa de carne bovina durante o último mês, resultaram em queda nas exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em agosto de 0,5% com relação ao ano anterior, para 81.257 toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.
A competição no norte da Ásia, acentuada pela fraca demanda e pelo alto dólar australiano sustentaram a pressão sobre a carne australiana no Japão e na Coreia, enquanto as exportações continuaram aumentando aos Estados Unidos. As exportações nos primeiros oito meses de 2012, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, estão ainda 0,3% maiores, em 613.425 toneladas.
As exportações para o Japão em agosto caíram 4,8% com relação ao ano anterior, para 28.454 toneladas, semelhante à queda de 4,6% nas vendas dos primeiros oito meses de 2012. Os envios à Coreia (11.139 toneladas) declinaram 8,7% com relação ao ano anterior, levando as exportações totais até agora em 2012 para 70.451 toneladas, 27,4% a menos que no mesmo período de 2011.
A forte demanda e os preços favoráveis continuaram apoiando o maior volume exportado aos Estados Unidos, com os envios em agosto alcançando 16.641 toneladas, 19,5% a mais que no ano anterior. De fato, os Estados Unidos continuam sendo o mercado de mais rápido crescimento da Austrália em 2012, com as exportações de janeiro a agosto aumentando 37,5% com relação ao ano anterior, para 151.797 toneladas.
Recordes continuam sendo quebrados nos envios à China, com o volume recorde de 1.065 toneladas em julho sendo ultrapassados, com 1.572 toneladas exportadas em agosto, quase o dobro das vendas no mesmo período de 2011. Os envios totais à China nos oito meses até agosto foram de 34,4% acima dos níveis do ano anterior, para 5.685 toneladas.
Taiwan (3.656 toneladas) e Cingapura (1.357 toneladas) registraram aumentos com relação ao ano anterior de 17,7% e 93,5%, respectivamente, durante agosto, com as exportações totais para o ano até agora em 10% e 62% a mais. Além disso, as exportações ao Oriente Médio continuam em crescimento, com os envios em agosto aumentando 32% com relação ao ano anterior, elevando o volume durante os oito meses de 2012 para 19.706 toneladas.
As exportações à Indonésia caíram 67,5% com relação ao ano anterior, com 1.094 toneladas enviadas da Austrália em agosto. A Rússia seguiu uma tendência similar, caindo 41,5% com relação ao ano anterior, para 3.127 toneladas.
A reportagem é do MLA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.