As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em outubro caíram em 15% com relação ao ano anterior, devido à fraca demanda de exportação e aos preços aos mercados dos Estados Unidos e do Japão por causa da valorização do dólar australiano.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália em outubro caíram em 15% com relação ao ano anterior, devido à fraca demanda de exportação e aos preços aos mercados dos Estados Unidos e do Japão por causa da valorização do dólar australiano.
A oferta de gado adequado ao abate permaneceu baixa. As exportações para o mês totalizaram 79.521 toneladas, com os envios caindo para EUA, Coreia e Rússia, enquanto um volume recorde de carne bovina foi exportado para a Indonésia, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.
Embora os envios de carne bovina da Austrália ao Japão em outubro tenham sido de 31.097 toneladas, 2% a mais que no ano anterior, eles foram 7% menores do que a média dos últimos cinco anos em outubro. A fraca demanda de exportação do Japão, combinada com o maior dólar australiano, resultaram em preços para a carne bovina australiana bem menor do que no período correspondente do ano passado – pressionando as margens dos exportadores australianos.
De janeiro a outubro, as exportações australianas de carne bovina e de vitelo ao Japão caíram em 2% com relação ao ano anterior, para pouco mais de 300.000 toneladas.
As exportações aos EUA em outubro caíram significantemente com relação ao mesmo período do ano anterior, para 16.187 toneladas – 42% a menos que no período correspondente do ano passado e que a média dos últimos cinco anos. Uma combinação de menor demanda e preços com um maior dólar australiano levaram os exportadores australianos a procurar outros mercados.
Embora as exportações para a Coreia em outubro tenham caído em 19% com relação ao ano anterior, esse foi o quinto mês consecutivo em que os envios ultrapassaram as 10.000 toneladas. As exportações para a Coreia durante os primeiros 10 meses de 2009 foram de 92.819 toneladas – 11% a menos do que no mesmo período do ano anterior.
O melhor resultado para as exportações de carne bovina da Austrália continuou sendo o da Indonésia, com 6.095 toneladas exportadas durante outubro ultrapassando o recorde mensal anterior, atingido há apenas três meses, em julho (4.648 toneladas). A demanda da Indonésia por carne bovina processada da Austrália tem sido muito forte nos últimos meses, o que tem ajudado nas exportações durante os primeiros 10 meses de 2009, de mais de 40.000 toneladas, facilmente ultrapassando as 33.019 toneladas exportadas durante o ano anterior.
Outros mercados com bons resultados em outubro foram Filipinas, que registrou compras de 2.626 toneladas de carne bovina australiana – o maior volume mensal total em 12 anos. As exportações para China e Hong Kong também ficaram acima das do mesmo período do ano anterior, com os dois mercados já tendo comprado 9.900 toneladas de carne bovina australiana em 2009 – aumento de 154% com relação ao ano anterior.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.