A Embaixada Australiana em Tóquio, juntamente com o Meat and Livestock Austrália (MLA), fizeram uma conferência de imprensa na quarta-feira, dia 28 de janeiro, em Tóquio. Mais de 70 pessoas participaram da conferência representando cerca de 40 veículos de mídia japoneses, incluindo as principais redes de televisão.
A conferência tinha o objetivo de responder questões sobre a capacidade da Austrália de suprir o mercado japonês e para corrigir as informações da mídia de que o sabor da carne bovina australiana não é apropriado para muitos pratos japoneses.
A conferência também direcionou sua atenção para o aumento de tarifas da carne bovina resfriada importada, devido às medidas de salvaguarda introduzidas pelo Governo japonês, destacando a inconsistência do aumento de 50% na tarifa enquanto tentam aumentar o fornecimento. A Austrália requereu novamente que o Governo do Japão retornasse as tarifas para o valor normal, de 38,5%.
O evento foi seguido pela degustação de uma variedade de pratos usando carne bovina australiana, demonstrando que este produto combina com uma série de pratos japoneses. A conferência de imprensa recebeu coberturas positivas da televisão e dos jornais japoneses.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint