Um comitê conselheiro de alto nível foi montado para ajudar a implementar uma estratégia nacional de bem-estar animal de US$ 6 milhões na Austrália.
“A Austrália é líder mundial no campo de bem-estar animal e a nova Estratégia Australiana de Bem-Estar Animal (Australian Animal Welfare Strategy – AAWS) é uma parte importante de um amplo impulso do Governo para manter este status”, disse o senador Ian Macdonald, representante do Ministério da Agricultura da Austrália.
“A estratégia determinará melhorias baseadas na determinação de benchmarks nacionais e internacionais. Ela também será baseada em avaliações científicas e nas últimas pesquisas e informações cuidadosas das atitudes e expectativas da comunidade”.
“Uma das mais importantes contribuições da estratégia será um sistema nacional mais claro e consistente que permitirá que os governos e outros acionistas determinem padrões identificáveis e claramente definidos nacionalmente. Além disso, a estratégia incluirá um programa de comunicação abrangente e amplamente público, de educação e de treinamento para aumentar o entendimento sobre a importância do bem-estar animal. Também é importante notar que a estratégia é voltada a todos os australianos e para todos os usos de animais”.
Macdonald disse que o comitê conselheiro trabalhará juntamente com seu departamento para desenvolver um plano amplo de implementação para a estratégia. “Outros especialistas ajudarão a desenvolver planos de ação para cada grupo de animais descrito na estratégia. Os planos de ação passarão, então, por um processo de consulta”.
Macdonald disse que um dos membros do comitê conselheiro, que será o presidente independente, John Drinan, é um pesquisador e acadêmico altamente qualificado que fará uma presidência forte e independente. “Ele tem uma significância profissional e habilidades administrativas, e um excelente entendimento sobre os assuntos que estão em suas mãos”.
“Os outros membros do comitê são especialistas altamente respeitados em seus campos e querem fazer esta estratégia funcionar. Eles representam os pontos de vista da indústria, do governo e técnico e têm o equilíbrio certo entre habilidade e experiência para garantir que o comitê alcance um funcionamento sólido”.
“Eles também garantirão as expectativas da comunidade com relação ao cumprimento dos padrões de bem-estar animal da Austrália. O bem-estar animal sempre foi uma importante prioridade do Governo da Austrália e a AAWS fornecerá uma base sólida e científica para uma melhoria contínua”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe Beefpoint