O Meat and Livestock Australia (MLA) se uniu às empresas Midfield Meat International, Australian Meat Processors’ Corp., e Sustainability Victoria para lançar uma iniciativa designada a produzir biodiesel a partir de sebo animal.
O projeto, que está sendo desenvolvido na planta da Midfield Meat, em Warnambool, é financiado pela indústria de carnes vermelhas em um esforço conjunto que tem o potencial de produzir mais de 10 milhões de litros de biodiesel a partir de sebo animal por ano. O combustível será vendido no mercado, bem como utilizado na própria frota de transporte da Midfield.
“Esta tecnologia é excelente para a lucratividade, uma vez que tem o potencial de retirar a volatilidade do mercado de sebo ligando o valor deste produto aos preços internacionais de combustíveis. Isso poderá fornecer um retorno financeiro maior do que os preços médios atuais e colocar os processadores em uma posição financeiramente mais segura”, disse a diretora do MLA, Diana Day.
Ela disse que, além de auxiliar na crise de combustível global, o projeto contribuirá positivamente para a redução da emissão de gases estufa, o que é um bônus real para a saúde do clima regional e global. A reportagem é do site MeatNews.com.